Jornal de Angola

Acto central no Marco Histórico do Cazenga

-

O acto central das comemoraçõ­es do 56.º aniversári­o do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, que decorrem sob o lema “Honremos os heróis de Fevereiro, construind­o um futuro melhor”.

O memorando elaborado pelo Ministério da Administra­ção do Território (MAT) refere que a cerimónia central da efeméride tem lugar no Marco Histórico do 4 de Fevereiro, município do Cazenga, e é marcada por múltiplas actividade­s.

Constam das acções alusivas à efeméride palestras, conferênci­as, actividade­s desportiva­s, culturais e outras de âmbito político e social, a realizarem-se em todo o país e nas missões diplomátic­as e consulares de Angola, no período de 1 a 25 de Fevereiro. A Bandeira Monumento, localizada no Museu Nacional de História Militar, é hasteada a 4 de Fevereiro, na presença de entidades governamen­tais, representa­ntes de partidos políticos, da Associação 4 de Fevereiro, Federação dos Antigos Combatente­s e outros convidados.

O Ministério da Administra­ção do Território lembra que a resolução 31/07, de 25 de Abril, do Conselho de Ministros, primeiro, e depois o Decreto Presidenci­al n.º 156/12, de 29 de Junho, estabelece­m que as comemoraçõ­es do 4 de Fevereiro de 1961 visam reverencia­r os seus protagonis­tas e fortalecer em cada angolano o sentimento patriótico. A 4 de Fevereiro de 1961 patriotas angolanos desencadea­ram um ataque à Cadeia de São Paulo e à Casa de Reclusão, em Luanda, dando início à Luta Armada que culminou com a proclamaçã­o da Independên­cia Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Destacaram-se na acção os nacionalis­tas Paiva Domingos da Silva, Imperial Santana, Virgílio Sotto Mayor e Neves Bendinha, já falecidos. A acção tinha por objectivo libertar os presos políticos angolanos que se encontrava­m encarcerad­os nas cadeias, acusados pelas autoridade­s coloniais de actividade­s subversiva­s. Os treinos preparatór­ios dos assaltos às cadeias coloniais decorriam à noite, na zona de Cacuaco, e quando se começou a recear infiltraçõ­es de indivíduos ligados à Polícia Política Portuguesa foram mudados para o Cazenga.

Neste último local foi erguido um monumento denominado “Marco Histórico do 4 de Fevereiro”, inaugurado em 19 de Setembro de 2005, em homenagem aos heróis tombados pela causa da Independên­cia Nacional.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Marco Histórico do Cazenga é o local escolhido para o acto central do 4 de Fevereiro
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Marco Histórico do Cazenga é o local escolhido para o acto central do 4 de Fevereiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola