Jornal de Angola

Governo quer aproveitar linhas de crédito

- JOSINA DE CARVALHO |

Angola pretende aproveitar as oportunida­des de financiame­nto e linhas de crédito que o governo indiano tem à disposição de Angola e explorar novas áreas de cooperação nos sectores da educação, saúde e outros, afirmou ontem a secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança.

“Temos que trabalhar mais e fazer com que a Índia, um país membro dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e com uma economia emergente, possa ter com Angola uma cooperação mais assertiva, tendo em conta os desafios da diversific­ação”, disse, após a assinatura de um acordo de cooperação para o estabeleci­mento de uma comissão bilateral entre Angola e a Índia.

A Comissão Bilateral vai identifica­r novas áreas de cooperação nos domínios económico e social e oportunida­des de investimen­to nos dois países de uma forma mais efectiva.

O documento foi rubricado pela secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, e pelo embaixador da Índia em Angola, Shri Sushil Kumar Singhal.

Ângela Bragança disse que Angola e Índia têm relações de amizade tradiciona­is, desde o período da luta de libertação nacional, tiveram uma participaç­ão muito activa no Movimento dos Países Não Alinhados e cooperam ao nível das Nações Unidas.

A secretária de Estado explicou que a comissão bilateral é um mecanismo formal de cooperação entre os dois países, que permite trabalhar de maneira mais organizada e com base nos objectivos definidos, e avaliar o estado da cooperação existente desde Outubro de 1986 nos domínios da economia, técnica, ciência e cultura.

“A comissão bilateral, presidida pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países, vai dar outro dinamismo à cooperação e reunir em cada dois anos, para a devida avaliação da cooperação”.

Para o embaixador da Índia em Angola, Shri Sushil Kumar Singhal, os benefícios do estabeleci­mento da Comissão Bilateral são a identifica­ção de novas áreas de cooperação, oportunida­des de investimen­to nos dois países de uma forma mais efectiva, para a diversific­ação da economia angolana e das exportaçõe­s para a Índia.

A nível da África Subsaarian­a, Angola está entre os maiores fornecedor­es de petróleo à Índia. A Nigéria é o principal. No âmbito da parceria, os principais produtos de exportação para Angola têm sido tractores, veículos, maquinaria e suplemento­s agrícolas, produtos farmacêuti­cos e cosméticos.

Na lista de exportaçõe­s para Angola também estão incluídas bebidas espirituos­as, chá, arroz, couro acabado, papel e produtos madeireiro­s, incluindo produtos derivados do petróleo.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretária de Estado da Cooperação e o embaixador da Índia rubricaram o documento
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Secretária de Estado da Cooperação e o embaixador da Índia rubricaram o documento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola