Jornal de Angola

Exército desactiva minas

-

As Forças Armadas iraquianas iniciaram ontem a desactivaç­ão de minas e explosivos nos bairros do leste de Mossul, recentemen­te libertados do Estado Islâmico (EI), para que os moradores possam regressar com segurança.

O comandante das Operações Conjuntas, o general Abdelamir Yarala, declarou, em comunicado, que as forças oficiais procuram garantir a segurança na parte oriental de Mossul, onde um grande número de homens foi mobilizado.

Foram encontrado­s muitos mísseis de fabrico caseiro e artefactos explosivos em parte da cidade, assim como foram destruídos laboratóri­os de bombas, segundo uma nota oficial do Exército iraquiano.

O comandante das Operações Conjuntas, general Abdelamir Yarala, pediu que os habitantes de Mossul cooperem com as forças iraquianas para conseguire­m a estabilida­de absoluta e fazer com que seja reposta a ordem no leste da cidade, que foi declarada livre do grupo Estado Islâmico. As forças iraquianas inspeccion­am os bairros para chegar aos últimos esconderij­os dos terrorista­s no leste de Mossul e poder levá-los à justiça. Acredita-se que ainda haja rebeldes nos bairros orientais, escondidos em casas ou túneis e que podem voltar à superfície a qualquer momento para realizar ataques contra as tropas. O comandante da Polícia Federal, o marechal Raid Shaker Yaudat, disse à Agência Efe que as forças conseguira­m desactivar mais de 100 toneladas de artefactos explosivos e encontrara­m dezenas de caixas de equipament­o militar e armas do Estado Islâmico no sudeste da cidade.

As unidades policiais também retiraram explosivos de dezenas de casas e estradas que tinham sido minadas pelo Estado Islâmico na região, segundo Yaudat, que afirmou que seus homens continuam o trabalho para eliminar armadilhas em todo o sudeste.

Um comandante das Forças Antiterror­istas, general Abdelwahab al Saadi, disse que no centro da parte oriental, no bairro de Al At-Ta'mim, foi descoberta uma fábrica de explosivos que continha pelo menos mil mísseis. Al Saadi destacou que até agora as suas forças, que lideraram a luta contra os rebeldes no leste, destruíram pelo menos 12 fábricas de explosivos e eliminaram esses materiais de 70 zonas e bairros localizado­s na parte oriental.

Além disso, informou que as equipas estão a limpar as zonas de explosivos na região arqueológi­ca de Nimrud, Al Hamdaniya, ao leste de Mossul, e o bairro de Kukyeli, na periferia oriental. Ainda está nas mãos dos rebeldes a parte ocidental de Mossul, assim como algumas localidade­s ao oeste da cidade perto da fronteira com a Síria, onde está a principal base rebelde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola