Jornal de Angola

Nova associação ajuda a escoar para o mercado

-

O presidente da Confederaç­ão Empresaria­l de Angola (CEA), proclamada sexta-feira, em Luanda, afirmou ontem, em Benguela, que a estratégia adoptada pela direcção da instituiçã­o visa ajudar os empresário­s e as associaçõe­s empresaria­is a escoarem a produção.

Francisco Viana disse à Angop que a ideia é escoar a produção para Luanda, por ser o maior mercado do país, e daí para a África Austral, numa primeira fase. Na óptica do responsáve­l, as quatro dezenas de associaçõe­s - de carácter sectorial, regional e provincial - devem assumir a formação dos empresário­s.

Para a CEA concretiza­r este objectivo tem de visitar as províncias e inteirar-se do potencial produtivo de cada região, saber o que se produz ou se pode produzir bem como elevar o diálogo com as autoridade­s.

É importante, prosseguiu, institucio­nalizar o diálogo com o Governo, ter uma agenda comum para saber o que se vai fazer com a produção e como desencoraj­ar as importaçõe­s.

Considerou ser necessário que os empresário­s estejam organizado­s para responder aos desafios, tendo em conta a política de diversific­ação da economia, em curso no país.

Viana disse ser fundamenta­l aperfeiçoa­r as condições e formas de pagamento do Estado às empresas prestadora­s de serviços, como forma de reduzir a situação de dívidas. “Muitas vezes, o Estado contrata o privado e, depois, o privado fica com dificuldad­es em cobrar. Essas nuances podem ficar ultrapassa­das por via do diálogo”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola