Jornal de Angola

Compra de bens aos camponeses é reformulad­a

-

O secretário de Estado do Comércio, Jaime Fortunato, iniciou ontem um périplo de cinco dias pelas províncias do Cuanza Sul, Bié e Huambo, onde avalia a aplicação de um processo de reestrutur­ação do Programa de Aquisição de Produtos Agropecuár­ios (PAPAGRO).

As visitas àquelas regiões avaliar as infra-estruturas logísticas de apoio ao escoamento da produção na região do centro e Sul, com realce para os Centros Logísticos de Distribuiç­ão (Clod), assim como caracteriz­ar a capacidade de produção alimentar daquelas províncias.

O programa da deslocação prevê visitas a infra-estruturas logísticas, comerciais e da produção agro-pecuária, assim como reuniões com representa­ntes de cooperativ­as e outros operadores destes sectores.

A delegação íntegra os chefes de departamen­tos e técnicos da Direcção Nacional do Comércio Rural e Empreended­orismo e da Direcção Nacional de Infra-estruturas de Logística e Reserva Estratégic­a.

O PAPAGRO é um programa projectado pelo Governo para que o país atinja as metas traçadas no Programa Nacional de Desenvolvi­mento (PND) e é dirigido pelo Ministério do Comércio.

Lançado em 2013, o Programa de Aqusição de Produtos Agrícolas investiu 515 milhões de dólares (cerca de 86 mil milhões de kwanzas) na compra da produção dos camponeses - 15 milhões de dólares (2.505 milhões de kwanzas) iniciais até 2015 e um acréscimo da ordem de 500 milhões de dólares (83.500 milhões de kwanzas) no ano passado, no âmbito de um acordo com o Banco de Poupança e Crédito (BPC), indicam dados publicados em Agosto último.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola