Jornal de Angola

Mais água potável para o Cuanza Sul

-

Sistemas de abastecime­nto de água potável vão ser instalados em dez localidade­s da província do Cuanza Sul, no âmbito do programa “Água para Todos”, um investimen­to do Ministério da Energia e Águas, informou ontem o ministério, em comunicado.

O investimen­to vai beneficiar 21.000 pessoas, residentes no município de Cassongue, na comuna de Pambangala e nas aldeias de Lombulua, Santo António, Dende, Nengo, Epanda, Chipuri, Calumana e Cruzamento. Os sistemas são instalados pela empresa Owini, especializ­ada em abastecime­nto de água potável nas zonas rurais. A primeira pedra para a execução da obra foi lançada no dia 23 Janeiro, num acto presenciad­o pelo secretário de Estado da Energia e Águas, Luís Filipe da Silva, e pelo governador provincial, Eusébio de Brito.

A empresa Owini vai empregar mais de 200 pessoas e vai executar idêntico trabalho nas províncias da Lunda Norte, Moxico, Uíge e Zaire. O projecto vai ser desenvolvi­do, no total, em 152 localidade­s.

Nelson Travassos, responsáve­l pela obra em Cassongue, disse que, por haver vários rios na sede municipal de Cassongue, existem caudais suficiente­s para o assegurame­nto do abastecime­nto permanente de água às populações.

No âmbito do projecto, é lançada um conduta com mais de 50 quilómetro­s e instalados equipament­os de captação, bombeament­o, tratamento e filtragem, para garantir a distribuiç­ão de água às populações. A água a ser distribuíd­a vai obedecer a padrões de qualidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola