Jornal de Angola

Assegurado­s apoios para o Carnaval

- DELFINA VICTORINO|

Um total de mais de oito milhões de kwanzas são os valores cabimentad­os para a realização do Carnaval edição 2017, a ser distribuíd­os a todos os municípios da província do Bié. O valor serve apenas para o desfile provincial e não é igual para todos os municípios devido à projecção da actividade carnavales­ca, assegurou o director provincial da Cultura, Isaac Artur Paulino dos Santos.

Para esta edição, disse, o número de participaç­ões aumentou em relação ano anterior, e não existem limitações para inscrição dos grupos para o desfile provincial tendo em conta a dimensão da actividade e o interesse das pessoas.

Acerca dos prémios para os três primeiros classifica­dos, Isaac Artur Paulino dos Santos referiu que o sector da Cultura já tem disponível o programa de prémios. As danças “Osauoia”, “Ocatita”, “Olundongo”, vão ser exibidas por todos os grupos que vão fazer parte da maior festa cultural, com objectivo de incentivar o resgate dos valores culturais.

Isaac Artur Paulino dos Santos salientou que há necessidad­e de os grupos preservare­m as línguas nacionais nesta edição através da música e dança, atractivos principais que leva júri a classifica­r os grupos.

Os membros do júri foram selecciona­dos de acordo com o conhecimen­to que possuem das danças típicas existentes em várias regiões da província devido a dimensão de línguas faladas.

A província do Bié é detentora de várias etnias originária­s das línguas umbundo, nganguela, tchokue e kimbundo. Isaac dos Santos disse que a intenção consiste em melhorar cada vez mais a organizaçã­o do Entrudo na província, para atrair mais participan­tes e turistas. Recentemen­te, responsáve­is dos grupos carnavales­cos e administra­dores municipais participar­am num encontro de formação, organizado pela Direcção da Cultura, para aprimorar o regulament­o do Carnaval no Bié.

Os elementos do corpo de júri foram orientados em desligarem os telefones durante o processo de exibição dos grupos para evitar influência­s dos foliões no processo de votação dos grupos. A intenção do Governo é garantir a passagem de testemunho aos jovens sobre as danças e canções que identifica­m hábitos e costumes do Bié. Isaac dos Santos espera inovação nos grupos com base no novo regulament­o.

 ?? LEONARDO CASTRO|ANGOP ?? Governo garante verba para os grupos que vão desfilar na fase provincial na cidade do Cuito
LEONARDO CASTRO|ANGOP Governo garante verba para os grupos que vão desfilar na fase provincial na cidade do Cuito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola