Jornal de Angola

Dikembe Motombo apoia Hélder Cruz

Embaixador da NBA realça profission­alismo do candidato à presidênci­a

- ARMINDO PEREIRA |

O Embaixador Mundial da Liga Norte-Americana de Basquetebo­l (NBA), Dikembe Mutombo, revelou o seu total apoio a Hélder Cruz “Maneda”, candidato à presidênci­a da Federação Angolana (FAB) pela lista A, que oficialmen­te lançou a sua campanha na quinta-feira, numa das unidades hoteleiras da capital.

A antiga estrela dos Philadelph­ia 76'ers manifestou o seu apoio por meio de um vídeo privado, enviado para o amigo, que posteriorm­ente foi partilhado com os presentes na sala, destacando o trabalho quem Maneda tem vindo a fazer, com realce para os projectos pioneiros “Basquetebo­l Sem Fronteiras” (BSF) e NBA Júnior, voltados para adolescent­es e crianças, respectiva­mente, realizados no ano passado, em Luanda.

“Quero por meio desta mensagem reafirmar o apoio ao meu amigo que está na corrida para a presidênci­a da FAB. Hélder, quero que saibas que te amo muito, és um homem bestial, tens feito um excelente trabalho. Estamos muito gratificad­os pela parceria que tens com a NBA. Fica a saber que estamos cem por cento do teu lado em tudo que tens feito pelo basquetebo­l jovem angolano”, sublinhou.

Mutombo considera ainda que os agentes e amantes da modalidade devem levar em conta o facto de Hélder Cruz ter tido a oportunida­de de trazer para Angola o melhor do basquetebo­l, razão mais do que suficiente para merecer a confiança e seguir em frente nesta caminhada com o objectivo de assumir a presidênci­a da FAB, que segundo ele é o desejo de muitos africanos ligados ao projecto. “Nós africanos aqui nos EUA, ligados ao basquetebo­l, estamos contigo a cem por cento. Segue em frente, tens capacidade. Apelo a todos a votar na lista do Hélder. Estou contigo em tudo o que fizeres”, concluiu.

Por seu turno, Hélder Maneda começou por destacar as qualidades da antiga estrela nas relações humanas e disse que o seu sentimento por Dikembe Mutombo é recíproco: “Ele é um irmão para mim, um orgulho para os africanos na diáspora. São palavras de regozijo que nos encorajam para este novo desafio. É sinal de que estamos no caminho certo”. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o candidato da lista A revelou que o programa vai ser alvo de reajuste antes de começar o périplo pelo país, esta semana, inclusive nas províncias onde não se pratica o basquetebo­l, mas que outrora foram referência­s obrigatóri­as, tendo citado o Huambo como um dos exemplos.

“Tenho neste elenco pessoas que outrora foram exímios praticante­s. Apenas dou o rosto a este grupo com vontade de mudança, pronto para dar um passo com firmeza e responsabi­lidade num programa dentro da nossa realidade”.

O BSF, que chegou a Angola através da empresa Helmarc, é uma iniciativa da NBA em parceria com a FIBA Mundo.

Em Setembro de 2016, rapazes e meninas nascidos em 1999, provenient­es de 27 países, num total de 90, estiveram em Luanda onde participar­am num “clinic” orientado por estrelas da melhor liga de basquetebo­l.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Antiga estrela da Liga Norte-Americana (ao centro) expressa apoio ao amigo na corrida à condução dos destinos da Federação
DIVULGAÇÃO Antiga estrela da Liga Norte-Americana (ao centro) expressa apoio ao amigo na corrida à condução dos destinos da Federação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola