Jornal de Angola

Federer conquista Open da Austrália

-

Roger Federer venceu a já apelidada “final dos trintões”, batendo o espanhol Rafael Nadal no Open da Austrália, que encerrou domingo. O jogo precisou de um quinto “set”, sendo favorável ao suíço que até passou um momento complicado, por permitir uma quebra a Nadal logo no primeiro serviço do “set” decisivo.

Antes, Federer tinha ganho o primeiro “set” por 6-4, Nadal venceu o segundo por 6-3, Federer o terceiro por 6-1 e Nadal o quarto por 6-4.

O “set” decisivo foi então para o suíço, por 6-3, com o último ponto a ser decidido com recurso ao “olho de falcão”, permitindo-lhe vencer o 18º Grand Slam da carreira, o primeiro desde 2012 quando ganhou em Wimbledon. É também a quinta vitória em Melbourne para Roger Federer. A última tinha sido em 2010.

Em declaraçõe­s à imprensa após a final, o suíço assumiu que teria ficado igualmente feliz se tivesse sido o espanhol Rafael Nadal a vencer o Open da Austrália.

“Quero dar os parabéns ao Rafa pelo extraordin­ário regresso. Acho que nenhum dos dois acreditava que pudéssemos estar aqui quando nos encontrámo­s há quatro meses na tua academia. E cá estamos na final. Estou feliz, se tivesses sido tu a ganhar também estaria, para ser sincero. O ténis é um desporto muito difícil, não há empates. Mas se houvesse empates, teria todo o gosto em partilhá-lo com o Rafa”, disse Federer, dirigindos­e ao seu eterno rival.

Num discurso em que ficou patente o grande respeito existente entre os dois tenistas que marcaram a década de 2000, o recordista de triunfos em torneios do Grand Slam pediu ainda para Nadal continuar a jogar por muitos mais anos, porque o ténis precisa do espanhol.

“Todos dizem que trabalhara­m muito e eu fiz o mesmo, mas não posso gritá-lo porque tenho lendas atrás de mim. Quero agradecer à minha equipa, porque os últimos seis meses foram diferentes. Não tinha a certeza que chegaria aqui, mas cá estou eu. Obrigado malta”, sublinhou, antes de confessar que não poderia estar mais contente por ter ganhado no domingo.

“Foi um grande encontro, provavelme­nte o Roger mereceu um bocadinho mais do que eu. Mas vou continuar a tentar. Sinto que regressei ao mais alto nível e vou continuar a lutar. Este é o terceiro troféu destes que levo de finalista. É bonito, mas o de vencedor é muito mais bonito, por isso vou voltar para tentar ganhá-lo”, prometeu Nadal.

 ?? SAEED KHAN|AFP ?? Tenista suíço partilhou a satisfação pelo sucesso com um dos seus maiores rivais
SAEED KHAN|AFP Tenista suíço partilhou a satisfação pelo sucesso com um dos seus maiores rivais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola