Jornal de Angola

Proletário­s substituem águias

DISPUTA DO GIRABOLA ZAP

- ANTÓNIO CRISTÓVÃO |

O 1º de Maio de Benguela vai disputar a 39ª edição do Campeonato Nacional da I Divisão, Girabola Zap, apurou ontem o Jornal de Angola do Conselho Técnico Desportivo da Federação Angolana de Futebol (CTD da FAF), preenchend­o a vaga deixada pelo Benfica de Luanda, por problemas financeiro­s.

Jeremias Simão, director do CTD da FAF, declarou que apenas o representa­nte da província de Benguela aceitou participar na Liguilha de apuramento para o Girabola Zap, enquanto o Sporting de Cabinda, Domant FC, Porcelana FC de Ndalatando e 4 de Abril declinaram o convite.

“Aguardamos pela informação dos representa­ntes do 4 de Abril e o Domant FC, para se tomar uma posição sobre a Liguilha. Apenas o 1º de Maio respondeu favoravelm­ente à solicitaçã­o da FAF”, explicou.

Fundado em 1980, o 1º de Maio de Benguela conta no seu palmarés, além de dois títulos no Girabola (1983-1985), a conquista de três Taças de Angola, 1982/83 e 2007, bem como duas Supertaças, em 1984/85.

As direcções do Sporting, Domant FC, Porcelana FC e 4 de Abril justificar­am falta de condições, sobretudo financeira­s, para a participaç­ão no torneio de competênci­a de apuramento para o Girabola Zap.

Na semana passada, em conferênci­a de imprensa, a FAF anunciou a disputa no mês de Fevereiro de um torneio denominado “liguilha”, para se apurar o substituto da equipa das “águias” no Girabola Zap. A FAF endereçou convites para os representa­ntes do Bengo, Benguela, Cabinda, Cuanza Norte e Cuando Cubango.

O 4 de Abril, 1º de Maio e Porcelana FC foram despromovi­dos na edição anterior do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, enquanto o Domant FC e os “leões” de Cabinda falharam o apuramento directo para a presente temporada do Girabola Zap.

Na ronda de abertura do campeonato, o Santa Rita de Cássia recebe o Recreativo do Libolo, no dia 10 de Fevereiro às 15h00, no Estádio 4 de Janeiro, na capital da província do Uíge.Na sequência da jornada, o 1º de Maio defronta o Recreativo da Caála no dia 10 de Fevereiro, às 15h30, no estádio Edelfride Palhares da Costa “Miau”, na cidade de Benguela.

A ronda encerra no dia 15 de Fevereiro, com o desafio entre 1º de Agosto e JGM do Huambo às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, por força da participaç­ão da equipa do Rio Seco, na primeira eliminatór­ia de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Formação benguelens­e tem acesso directo à prova depois da desistênci­a dos adversário­s
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Formação benguelens­e tem acesso directo à prova depois da desistênci­a dos adversário­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola