Jornal de Angola

Cobrança de taxa de limpeza urbana entra hoje em vigor

- JOÃO PEDRO |

A taxa de serviços de limpeza começa a ser cobrada a partir de hoje na factura de fornecimen­to de energia eléctrica, anunciou o presidente do conselho de administra­ção da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade em conferênci­a de imprensa, logo após uma reunião, ontem, entre o governador provincial de Luanda, Higino Carneiro, e o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges. Francisco Talino disse estarem criadas as condições para o procedimen­to.

A taxa de serviços de limpeza está a pagamento a partir de hoje juntamente com a factura de fornecimen­to de energia, anunciou o presidente do conselho de administra­ção da Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Electricid­ade (ENDE), Francisco Talino, em conferênci­a de imprensa, após reunião entre o governador de Luanda, Higino Carneiro e o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

Francisco Talino garantiu que foram criadas condições a nível do sistema de cobranças para que os técnicos trabalhem sem problemas. “O sistema está preparado para o serviço previsto, e tivemos de fazer um reforço de processame­nto do sistema informátic­o e comercial”, frisou Francisco Talino, dando ênfase que esta cobrança é apenas para os clientes da ENDE.

O PCA da ENDE informou que Governo Provincial de Luanda vai criar outras modalidade­s de cobrança para quem não é cliente da ENDE. A taxa de pagamento dos serviços de limpeza é uma orientação do decreto presidenci­al nº 107/16, onde o presente diploma estabelece o regime jurídico pelos serviços de recolha e tratamento dos resíduos sólidos prestados pelas administra­ções municipais ou entidades equipadas.

O director comercial da ENDE, Marcos Balanca, afirmou que a taxa dos serviços de limpeza abrange apenas as circunscri­ções administra­tivas da província de Luanda, podendo ser aplicáveis às outras províncias.

Os clientes pós-pago e pré-pago vão fazer o pagamento em simultâneo, mas o serviço de limpeza será mensalment­e da mesma maneira como são geridos os clientes da ENDE. E acrescento­u que “para a parte urbana da cidade de Luanda o valor a cobrar é de 2.500 kwanzas e a zona suburbana a taxa é de 1.500 kwanzas”.

 ?? JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Francisco Talino diz estar tudo preparado
JOSÉ COLA|EDIÇÕES NOVEMBRO Francisco Talino diz estar tudo preparado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola