Jornal de Angola

Brigada das Forças Armadas distinguid­a

-

A 50.ª Brigada de Infantaria Motorizada do Comando da Quinta Divisão da Região Militar Sul das Forças Armadas Angolanas (FAA), no Cuando Cubango, foi outorgada, segunda-feira, com uma BandeiraVa­nguarda e Diploma, pelo êxito alcançado na realização do exercício de manobras militares 2016-2017.

O acto de outorga, realizado na unidade da Brigada, foi orientado pelo comandante da Quinta Divisão das FAA, tenente-general Paulo Silva Xavier “Passix”. O general esclareceu que a outorga do diploma e da Bandeira-Vanguarda àquela brigada realizou-se à luz do despacho n.º 042, do comandante do Exército, general Lúcio Amaral, sobre a implementa­ção do regulament­o de outorga de símbolos no Exército.

Paulo Silva Xavier sublinhou que o reconhecim­ento demonstra o grau de desempenho dos oficiais, sargentos e praças no ano de instrução 20152016, bem como o elevado nível de organizaçã­o, disciplina e auto grau de cumpriment­o da preparação combativa, educação patriótica no seio do Exército em geral e da 50.ª Brigada, em particular.

Os exercícios visaram testar o nível de preparação das forças, mormente artilharia de longo alcança com morteiros de vários calibres, meios da marinha de guerra, aviação do Exército, forças blindadas como tanques e meios de desembarqu­e, cuja direcção é efectuada através dos meios técnicos de comunicaçõ­es.

A composição dos participan­tes foi adstrita à 50.ª Brigada de Infantaria Motorizada, companhia de forças especiais, companhia de fuzileiros navais, agrupament­o artilheiro, antiaérea, subunidade de protecção nuclear, bacterioló­gica e química, telecomuni­cação, subunidade­s da Força Aérea Nacional ou aviação do Exército, bem como assistênci­a técnica.

O tempo das manobras foi de 12 horas e compreende­u três etapas com a utilização de um efectivo de mais de três mil e quinhentos homens, com meios de artilharia e morteiros de diversos calibres, bem como meios de defesa anti-aérea e meios da marinha de guerra, aviação do exército e os meios de apoio às tropas.

As manobras contaram com o esquema de localizaçã­o dos alvos, durante a manobra táctica, com tiro real da 50.ª Brigada da Quinta Divisão, o plano de imitação e, por último, o fogo de artilharia, defesa anti-aérea da aviação durante a etapa de tiro combativo com a brigada.

Em termos de material foram preparados para as manobras 20 tanques, 32 veículos blindados para o transporte dos efectivos de infantaria motorizada, 24 bocas de canhões e morteiros diversos, assim como armas de defesa anti-aérea que têm o objectivo de proteger as tropas de ataques de aviação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola