Jornal de Angola

Jovens no Cuando Cubango acorrem ao recenseame­nto

-

O chefe do Distrito de Recrutamen­to e Mobilizaçã­o (DRM) na província do Cuando Cubango, tenente-coronel Matos Guedes, anunciou, na segunda-feira, em Menongue, o recenseame­nto militar de 1.900 jovens nascidos entre os dias 1 e 31 de Dezembro de 1999, até ao final do processo na região.

Matos Guedes confirmou a afluência dos jovens abrangidos aos postos existentes a nível dos nove municípios da província, acrescenta­ndo que a afluência massiva dos jovens é motivada, em grande medida, pela exigência do talão de recenseame­nto pelas instituiçõ­es escolares locais. O oficial das Forças Armadas Angolanas apontou como principais dificuldad­es no processo a falta de transporte e de meios logísticos.

O chefe do DRM apelou aos jovens para continuare­m a comparecer aos postos de recenseame­nto, uma vez que o processo termina a 28 deste mês de, evitando as penalizaçõ­es previstas na Lei. O recenseame­nto militar decorre no país e nas representa­ções diplomátic­as de Angola no estrangeir­o. O processo abrange igualmente todos os cidadãos nacionais do sexo masculino nascidos em 1998 que o não tenham feito. Um despacho do Ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, indica que a determinaç­ão surge em cumpriment­o da Lei Geral do Serviço Militar, que estabelece o recenseame­nto militar dos jovens do sexo masculino, para a obtenção de informação dos cidadãos que atingem, em cada ano, a idade do início das obrigações militares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola