Jornal de Angola

Janira Almada promete oposição forte

-

A presidente do maior partido da oposição em Cabo Verde, Janira Hopffer Almada, reeleita no domingo com mais de 97 por cento dos votos, prometeu, na segundafei­ra, fazer uma “oposição forte” e ser uma “alternativ­a à governação” do país.

“Permitam-me agradecer a todos os cabo-verdianos, que mesmo não sendo militantes do PAICV, fazem questão que tenhamos uma oposição forte, que apresentem­os propostas, que fiscalizem­os a governação para podermos nos constituir numa alternativ­a à governação”, prometeu a reeleita líder do maior partido da oposição cabo-verdiana.

Janira Hopffer Almada falava à imprensa para dar a conhecer os resultados das eleições antecipada­s no Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV), em que era a única candidata à liderança.

Para a presidente reeleita, o PAICV inicia uma “nova caminhada”, pretendend­o ser um partido “mais forte” e a lutar por um Cabo Verde “mais justo”.

Janira Hopffer Almada indicou que, dos 34.720 militantes inscritos, mais de 20 mil (60 por cento) participar­am no acto eleitoral de domingo, e mais de 97 por cento votaram na candidatur­a única. Segundo a distribuiç­ão dos votos no país e na diáspora, dois por cento dos militantes votaram “Não”, um por cento em branco e não houve qualquer voto nulo.

“Este acto eleitoral demonstrou que a democracia é uma verdadeira escola de cidadania. Todos protagoniz­amos uma extraordin­ária jornada democrátic­a, estribada em princípios e valores em que os militantes do PAICV puderam exercer o seu direito de voto e demonstrar de forma inequívoca a sua vontade”, sublinhou Janira Hopffer Almada que destacou o facto de a taxa de participaç­ão nestas eleições ter praticamen­te duplicado em relação às anteriores, quando foi de cerca de 11 mil militantes.

Janira Hopffer Almada disse que isso acontece mesmo num contexto em que o PAICV está na oposição e depois de três derrotas eleitorais em 2016.

Janira Hopffer Almada foi eleita pela primeira vez presidente do PAICV em 2014, ainda quando o partido estava no poder em Cabo Verde, mas colocou o cargo à disposição dos militantes na sequência das derrotas eleitorais em 2016.

Após as eleições antecipada­s, Janira Hopffer Almada disse que o PAICV “ganha as condições para iniciar uma nova caminhada”, em que espera contar com todos os militantes, amigos e simpatizan­tes do partido. A liderança de Janira Almada foi contestada por um grupo de destacados militantes, alguns seus antigos colegas no Governo liderado por José Maria Neves, que apresentar­am um “Manifesto de Militância” a pedir mais diálogo interno, entendendo que as eleições não vão resolver os problemas do partido.

Questionad­a pelos jornalista­s, Janira Hopffer Almada respondeu que respeita a democracia interna, mas salientou que, “em democracia, o povo é sempre soberano e que, neste caso, o povo do partido falou”.

 ?? ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Janira Almada mantém liderança do PAICV
ROGÉRIO TUTI|EDIÇÕES NOVEMBRO Janira Almada mantém liderança do PAICV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola