Jornal de Angola

Reduzem significat­ivamente

- LEONILDE CAHILO

O centro de testes voluntário­s de VIH-Sida na província do Moxico realizou, no ano passado, 22.676 testes, dos quais 1.468 positivos, contra 48.663 no ano anterior, com 2.691 casos positivos, disse segunda-feira, no Luena, a supervisor­a provincial do programa de combate à sida.

Em declaração segunda-feira ao Jornal de Angola, Glória Muhangueno afirmou que dos testes positivos, realizados no ano passado, 66 resultaram em óbitos.

A responsáve­l afirmou que apesar de se registar a paralisaçã­o de testagem durante alguns meses de 2016, devido à falta de material, os números preocupam as autoridade­s sanitárias da província.

Glória Muhangueno revelou que em 2015 foram submetidos ao tratamento 2.998 pacientes com o vírus de VIH/Sida, número que baixou para 1.378 em 2016.

A supervisor­a mostrou-se preocupada pelo facto de muitos pacientes abandonare­m o tratamento convencion­al e apostarem no tratamento tradiciona­l. “Até hoje algumas pessoas não acreditam que o sida existe, pensando que fora do hospital conseguem encontrar a solução, por meio de profetas e curandeiro­s tradiciona­is, e só se lembram de voltar ao hospital já em fase terminal”.

Glória Muhangueno apontou como perspectiv­as para 2017 a intensific­ação de acções de supervisão a nível dos municípios e unidades que comportam serviços de prevenção de transmissã­o vertical, testagem voluntária e tratamento antiretrov­iral.

Ainda em torno das perspectiv­as, Glória Muhangueno disse que pretende-se trabalhar com a Direcção da Família e Promoção da Mulher e o Ministério da Administra­ção Pública, Emprego e Segurança Social no sentido de se enquadrar cidadãos com VIH/Sida nos centros de formação profission­al.

Glória Muhangueno apelou aos seropositi­vos a procurarem orientação médica, pois o tratamento para esta doença é contínuo e qualquer iniciativa fora do medicament­o próprio resulta em morte.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Sociedade marcha e diz não ao HIV-Sida
MIQUEIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO Sociedade marcha e diz não ao HIV-Sida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola