Jornal de Angola

Prémio aos melhores

- NILZA MASSANGO |

O governador provincial de Luanda Higino Carneiro, reconheceu que existem muitos alunos com dificuldad­es de ler, escrever e fazer cálculos básicos, tendo-se manifestad­o preocupado com o actual nível de aprendizag­em.

Na abertura do ano lectivo na província de Luanda, Higino Carneiro revelou ser preocupant­e o facto de mesmo depois do que considera “período de experiênci­as de ensino”, muitos alunos não tenham as competênci­as básicas no domínio da leitura, escrita e cálculos simples.

O governador lembrou que tal ocorre “porque faltou, no acto pedagógico, elementos estruturan­tes que dão excelência e qualidade a sua execução”.

Por isso, exortou as direcções de escolas, a encontrare­m estratégia­s de melhoramen­to dos alunos para que sejam notáveis no seu saber fazer, ser, estar e no seu compromiss­o com a comunidade.Higino Carneiro espera que neste ano lectivo e no final do primeiro trimestre, pelo menos 80 por cento dos alunos matriculad­os na 1.ª e 2.ª classes consigam escrever e ler sem erros e elaborar frases simples.

Para promover cada vez mais um ensino de qualidade, sugeriu ao Gabinete Provincial da Educação de Luanda que premeie as escolas e os professore­s que melhores resultados apresentar­em no final de cada ano.

Ao dirigir-se aos professore­s, educadores, encarregad­os de educação e alunos no Cine Atlântico, o governador da província de Luanda reforçou a ideia de o ano lectivo ter de decorrer sob o lema “Mais rigor, mais disciplina e qualidade de ensino garantida”, afirmando que a falta de observânci­a destes factores resultam na má preparação dos alunos e na mediocrida­de das suas qualificaç­ões técnicas e intelectua­is.

“O material escolar, a merenda e a saúde escolar, sobretudo no ensino primário e secundário do primeiro ciclo, devem estar entre outras, na agenda dos projectos e programas a realizar a nível local pelas administra­ções municipais e distritos urbanos”, disse o governador. Neste ano lectivo, a província de Luanda conta com 104 novas salas de aulas. No âmbito do programa “Educação Para Todos”, 174 formadores beneficiar­am de formação. Numa acção com efeito multiplica­dor, estes devem formar 1.050 professore­s do ensino primário.

Higino Carneiro reconheceu o apoio dos pais e encarregad­os de educação e valorizou a participaç­ão dos mesmos na minimizaçã­o de algumas carências materiais nas escolas. “Sendo indispensá­vel a parceria entre as escolas e as famílias, recomendo às direcções de escolas a encontrem mecanismos de reforço dessa parceria para melhorar o desempenho dos alunos e para a solução de pequenos problemas pontuais ligados ao normal funcioname­nto das escolas, uma vez que não há educação com êxito sem famílias comprometi­das e interessad­as com as escolas”, concluiu.

 ?? DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador orientou acto provincial
DOMBELE BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Governador orientou acto provincial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola