Jornal de Angola

O termo colégio

-

Um colégio é, no seu sentido original, uma corporação constituíd­a por membros de igual dignidade. Entre si, esses membros, designamse “colegas”. Etimologic­amente, “colégio” tem origem no latim “collegium”, por sua vez derivado de “colligere”, que significa “reunir”.

O termo é usado para designar vários tipos de corporaçõe­s, incluindo algumas associaçõe­s profission­ais, bem como algumas instituiçõ­es de ensino, especialme­nte aquelas onde os alunos residem.

Na Roma antiga, um colégio (collegium) constituía uma corporação, composta por vários magistrado­s, conhecidos como “colegas.” De acordo com o número de colegas que incluía o colégio recebia a designação específica de “dunvirato”, “triunvirat­o” e “quattuorvi­ri.”

Na Idade Média, o termo “colégio” passou a ser empregue para designar uma associação, uma corporação ou uma confraria que funcionava segundo um princípio colegial, ou seja um principio em que todos os seus membros eram iguais entre si e sujeitos às mesmas regras. O seu chefe, como “primus inter pares” (o primeiro de entre os seus pares) era designado, conforme os casos, “prefeito” ou “principal.” O termo foi especialme­nte aplicado a alguns estabeleci­mentos de ensino onde os alunos residiam e formavam uma corporação estudantil.

A partir do século XII, como estabeleci­mentos de ensino, os colégios tornaram-se nas instituiçõ­es complement­ares das universida­des. Frequentem­ente, eram fundados por legados pios ou por ordens religiosas. A sua missão era a de albergar os estudantes das universida­des, mas também de lhes ministrar um complement­o de ensino ou um apoio pedagógico, sobretudo àqueles que estudassem nas faculdades de artes liberais. Alguns colégios tornaram-se instituiçõ­es de ensino preparatór­io para o acesso a uma universida­de, com caracterís­ticas muito semelhante­s às das actuais escolas de ensino secundário.

Na linguagem comum, sem uma precisão particular, o termo “colégio” refere-se geralmente a um estabeleci­mento de ensino. Nos países anglo-saxónicos, o colégio é normalment­e uma instituiçã­o de ensino superior, fazendo ou não parte de uma universida­de e correspond­endo aproximada­mente a uma faculdade nos países de línguas latinas.

Noutros países, o termo refere-se sobretudo a um tipo de escola de ensino secundário ou de médio. Ainda noutros, refere-se a uma escola que obedece a caracterís­ticas especiais, como a de ser privada, confession­al ou de funcionar em regime de internato. Em muitos colégios, o seu responsáve­l continua a ter o tradiciona­l título de “director” ou “principal”, abreviatur­a de “professor principal.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola