Jornal de Angola

Comédias sobre quotidiano são apresentad­as na Samba

- ROQUE SILVA |

Os factos do quotidiano angolano relatados de forma irreverent­e e irónica vão estar em evidência de sexta-feira a domingo, a partir das 19h30, no espaço cultural Actos e Cenas, na rua Direita da Samba, em Luanda, durante a quarta edição do Show de Humor e Comédia.

O grupo de teatro Protevida e Osvaldo Moreira, e os comediante­s Orlando Kapata, Richa (“O Gago”) e Simeão Gomes vão prender as atenções do público, em intervençõ­es em dias intercalad­os.

O produtor do festival disse que os dois primeiros dias são animados por dois humoristas com exibições de 45 minutos cada, sendo que o dia do encerramen­to reserva apresentaç­ões de 30 minutos cada de todos os artistas.

A temporada de humor não tem carácter competitiv­o e João Samuel refere que o objectivo da criação é a valorizaçã­o dos encenadore­s, grupos e actores que exploram o humor, e promover os trabalhos desenvolvi­dos pelos humoristas.

A iniciativa é uma forma de prestar maior atenção dos fazedores de teatro que apostam na criação e interpreta­ção de espectácul­os de humor, por ser um dos géneros mais usados pelos grupos. Explorar o talento e a extravagân­cia dos artistas e espantar as tristezas e angústias causadas pelos problemas sociais, são outros propósitos do projecto, deu a conhecer o produtor.

“Pretendemo­s zelar pelo bem estar do público, que pode encontrar no espectácul­o uma forma de terapia, já que tem um dia com muito sobressalt­os”, frisou o produtor do festival.

João Samuel informou que um outro objectivo, e não menos importante, é dinamizar os espectácul­os no espaço cultural Actos e Cenas, aberto recentemen­te, para favorecer a demanda de salas de teatro no Distrito Urbano da Samba.

O espaço cultural tem capacidade para 100 pessoas e está aberto, de segunda a quinta-feira, para receber espectácul­os de dança, música e palestras.

A sala tem reserva exclusiva para albergar espectácul­os de teatro nos finais de semana.

A temporada de humor promoveu nas edições anteriores espectácul­os de humor dos grupos Amor À Arte, Diassonama, Embondeiro, Arte do Saber e Etu-Ngó, além de terem passado os humoristas Kitengo Kunga, Trio Rir, Bondoso Humirist e Os Risos.

O Show de Humor e Comédia é uma realização da promotora Actos e Cenas, responsáve­l pelos festivais e temporadas de teatro Festival da Paz (FESTEAPAZ), Rostos do Teatro e Angola Independen­te.

O artista plástico Domingos Makengo estreia hoje, na Galeria Tamar Golan, em Luanda, a sua primeira exposição individual, que marca a abertura do programa de arte contemporâ­nea 2017 dessa casa de cultura localizada na Baixa de Luanda.

Designada “Nzila” (caminho em língua nacional kikongo), a exposição fica patente ao público até ao dia 28 de Fevereiro, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado, entre as 11 e as 20 horas. O conjunto de quadros que a artista apresenta, segundo o conceituad­o artista plástico Patrício Mawete, revela “uma forma de expressão em linguagem cromática de experiênci­as adquiridas”.

Na opinião de Patrício Mawete, Makengo é um dos pintores que prometem um futuro brilhante e um dos raros impression­istas da classe juvenil angolana. “A sua obra é uma composição pictoral que resulta em mensagens do quotidiano, tratadas com impression­ismo”.

Domingos Makengo nasceu em Luanda a 20 de Janeiro de 1984. A sua paixão pela arte vem da infância e aos 16 anos frequentou, durante seis meses, o Atelier Decorpi, onde começou a aprimorar a sua veia artística. Aos 20 anos, cruzou caminho com Patrício Mawete, em cujo atelier se fez mestre em várias disciplina­s da expressão plástica.

A sua primeira exposição realizou-se em 2011, na Cooperarte (Celamar), tendo, no ano seguinte, participad­o numa segunda exposição colectiva, no Centro Comercial Maria Luísa. Em 2014 participou na Fenacult, na Baía de Luanda, e, ainda no mesmo ano, fez parte das Pinturas Murais na Avenida 21 de Janeiro (Rocha Pinto).

No ano passado concorreu ao prémio Ensa e foi selecciona­do para a Exposição Ensa 2016 no Centro Cultural Brasil-Angola. A casa onde faz a sua primeira exposição individual, a Galeria Tamar Golan, é emanação de projecto da Fundação Arte e Cultura, dos grupos empresaria­is Mitrelli e Siccal (Andrades).

Criada em 2013, sem fins lucrativos, a Galeria Tamar Golan, na Baixa da cidade de Luanda, canaliza todas as suas receitas no apoio a jovens talentos angolanos que despontam nos vários domínios da arte e cultura.

 ?? DR ?? Temporada deste ano da galeria Tamar Golan arranca com mostra de arte contemporâ­nea
DR Temporada deste ano da galeria Tamar Golan arranca com mostra de arte contemporâ­nea
 ?? DR ?? Domingos Makengo faz hoje a sua estreia
DR Domingos Makengo faz hoje a sua estreia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola