Jornal de Angola

Direcção do Social Team assume o “Raid Cacimbo”

- ARMINDO PEREIRA |

A realização da mais antiga expedição em Angola de Desporto Motorizado Todo-o-terreno (TT), sem carácter competitiv­o, denominada “Raid Cacimbo”, passa a ser da responsabi­lidade do Social Team, depois de receber o testemunho do fundador, Jorge Portugal, no Clube Naval de Luanda, em cerimónia que assinalou o 2.º aniversári­o do evento.

Jorge Portugal, uns dos fundadores do “raid”, fez a entrega simbólica de um colete e um chapéu a Deborah Almeida e Ricardo Fernandes, que a partir de agora têm a responsabi­lidade de dar continuida­de à expedição de turismo e aventura pelo país.

Na ocasião, o veterano agradeceu a todos os que durante duas décadas deram o seu contributo para o sucesso das expedições dos “cacimbados”, sendo a primeira a mais memorável, com o percurso LuandaHuíl­a, em 1996, integrada por 92 pessoas, sendo 33 viaturas (jeeps) e uma motorizada pilotada por Sérgio Correia.

“É o virar da página na história do Raid. Um capítulo de 20 anos que segurament­e fica na memória de todos os que ajudaram a construir esta história, de um grupo de amigos que se organizou, quase que por brincadeir­a, para uma expedição que hoje ocupa um lugar de destaque no calendário­s dos eventos desportivo­s anuais do país”, sublinhou.

Segundo Jorge Portugal, “foram dez dias de inúmeras dificuldad­es”. Movidos pelo espírito de aventura e união, os participan­tes conseguira­m transpor cada uma das dificuldad­es que surgiram ao longo do trajecto.

Neste mesmo ano, Deborah Almeida entrou para a história do “Raid Cacimbo”, por ser a integrante mais nova, com apenas dez anos.

Agora, nas vestes do líder do Social Team, coadjuvada por Ricardo Fernandes, vai tentar fazer jus ao nome da equipa multidisci­plinar focada na competição e desenvolvi­mento de actividade­s sociodespo­rtivas.

O primeiro “raid” aconteceu por altura das comemoraçõ­es das festas de Nossa Senhora do Monte, quando um grupo de aficionado­s do TT decidiu participar da festa. Desde então, anualmente, durante o Cacimbo, o grupo realiza esta expedição pelas estradas de Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola