Jornal de Angola

Kabuscorp ambiciona resgatar título

-

O Kabuscorp do Palanca tem como objectivo no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola ZAP'2017, a conquista do título, que LHE foge desde 2013.

O plantel para a presente temporada ainda está por definir, quando falta apenas uma semana e alguns dias para o arranque da competição.

O conjunto do bairro Palanca de Luanda ascendeu ao escalão maior do futebol angolano em 2008, temporada em que ocupou o décimo lugar com 31 pontos.

Fundado a 5 de Dezembro de 1994, teve origem no município do Cazenga, onde aos finais de semana os jovens residentes nos bairros do Palanca, Rangel e Cazenga promoviam jogos a nível comunal e intermunic­ipal. Depois de algum tempo, formou-se um clube cujos integrante­s eram os jovens do Cazenga e do Palanca, que uniram esforços e começaram a fazer jogos amigáveis.

Com o decorrer do tempo, o clube foi organizado, e oficializa­ramse os estatutos que regulament­am a sua actuação. Foi reconhecid­o na Delegação Provincial dos Desportos, e entrou para os campeonato­s oficiais (provinciai­s e nacionais).

Desde a sua ascensão à I Divisão, o Kabuscorp do Palanca, que tem como presidente e fundador Bento dos Santos “Kangamba”, conquistou dois troféus, sendo um do Girabola'2013 e uma Supertaça de Angola em 2014. Também já foi vicecampeã­o nacional em 2011.

Mas o seu feito mais mediático foi a contrataçã­o do brasileiro campeão do Mundo Rivaldo. De resto, até há alguns anos, o Kabuscorp foi caracteriz­ado pela formação das mais mediáticas contrataçõ­es. Foi assim, além de Rivaldo, com Tresor Mputu Mabi e Meyong Zé.

Na primeira jornada do Girabola'2017, no dia 11 de Fevereiro, o Kabuscorp do Palanca defronta a Académica do Lobito. Na época passada, na ânsia do resgate do título, viveu alguns dissabores em termos de resultados, que culminaram com mudanças sucessiva de técnicos, nomeadamen­te Miller Gomes e depois Mateus Agostinho “Bodunha”.

Não evitou que os títulos do Girabola e da Taça de Angola fossem para o 1.º de Agosto e Recreativo do Libolo. Classifico­u-se na quinta posição do Girabola, com 46 pontos. O estádio Municipal dos Coqueiros é o recinto escolhido para realizar os seus jogos oficiais. A equipa está a terminar o estágio de pré-época na cidade do Lubango, depois de ter passado por Benguela.

No plantel para esta temporada entraram Fissi (ex-1.º de Agosto), Hélder (ex-Benfica), Tubias (ex-1.º de Maio), Amaro (ex-Benfica de Luanda), Mundo e Yatunako (exProgress­o da Lunda Sul) e Fabiano do (ex-Recreativo da Caála), para além de Pati, (ex-Progresso Sambizanga), Cassinga (ex-Desportivo da Huila) e os congoleses democratas Edy, Bakulo e Tiebunga. Transitara­m da época anterior Rubian, Josué, Mussumari, Daniel Mpele Mpele, Lamy, Magola, Mingo Sanda, Fiston, Chico Kaputo, Nary e Fundo.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipa do Palanca trouxe reforços congoleses democrátic­os para ganhar o campeonato
MIQUEIAS MACHANGONG­O|EDIÇÕES NOVEMBRO Equipa do Palanca trouxe reforços congoleses democrátic­os para ganhar o campeonato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola