Jornal de Angola

Inglaterra quer activar em Março a cláusula para saída da Europa

-

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que vai activar o “Brexit”, a saída do país da União Europeia (UE), em Março, durante a reunião da UE em Malta, noticiou ontem o jornal “The Times”.

Theresa May pretende que a legislação que aprove a invocação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, responsáve­l por iniciar as negociaçõe­s formais sobre a saída de um país comunitári­o da UE, esteja aprovada pelo Parlamento no dia 7 de Março, acrescenta o jornal.

A primeira-ministra tinha dito que era preciso activar o processo antes do final de Março, mas na terça-feira, segundo o jornal, o Governo comunicou à Câmara dos Lordes esperar que o projecto de lei fique aprovado até ao dia sete de Março, para que o pedido seja feito no dia nove.

Os deputados ingleses começam a debater ontem na Câmara dos Comuns o projecto de lei que autoriza a invocação do decisivo artigo, o 50, depois que a Justiça britânica opinou na semana passada que o governo necessita da permissão parlamenta­r para comunicar o “Brexit”.

Os Comuns vão debater o projecto até quinta-feira, e depois vão realizar uma primeira votação. A seguir, o projecto entra na fase de comités, o que permite aos partidos de oposição fazer alterações ao texto legislativ­o, e espera-se que a Câmara dos Comuns dê seu sinal verde no dia nove de Fevereiro, depois entrara, possivelme­nte no dia 20 de Fevereiro, na Câmara dos Lordes.

Este calendário pode ser alterado se os Lordes fizerem mudanças no projecto. O “The Times” afirma que os líderes dos ainda 28 membros da UE vão reunir-se no dia 9 de Março, em Malta, altura em que Theresa May vai comunicar a activação do artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Uma vez iniciadas as negociaçõe­s formais, espera-se que o Reino Unido esteja fora da União Europeia em 2019, segundo a imprensa, apesar de todas as vozes discordant­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola