Jornal de Angola

Estados Unidos apoiam combate à malária

- JOÃO SALVO* |

Os Estados Unidos da América (EUA) vão apoiar, no decurso deste ano, os programas de combate à malária em seis província do país, entre as quais a Lunda Norte e Lunda Sul, anunciou ontem, em Saurimo, a embaixador­a norte-americana.

Helen La Lime, que falava momentos depois de ter desembarca­do no aeroporto de Saurimo, no início de uma visita de dois dias à Lunda Sul, disse que consta nas prioridade­s do seu país o apoio ao combate à malária em países como Angola. Este apoio, acrescento­u, consiste na formação de quadros e na distribuiç­ão de medicament­os e mosquiteir­os. Numa primeira fase, frisou, vão ser contemplad­as seis províncias, entre as quais a Lunda Norte e a Lunda Sul.

A diplomata norte-americana lembrou que o índice de malária ainda preocupa muitos países africanos, entre eles Angola. “Então, é preciso combater, para evitar novos incidentes, sobretudo num ano em que o país prepara-se para a realização de eleições gerais”, defendeu.

Há cerca de duas semanas, depois de Donald Trump ter tomado poder, Helen La Lime não pôde confirmar ou negar se o novo Governo norte-americano vai alterar as relações com Angola, mas afirmou que, normalment­e, o relacionam­ento entre os EUA e o continente africano não conhece grandes mudanças, independen­temente de quem estiver na Casa Branca. “No que tem a ver com a política em África, a tendência não é de mudar”, disse Helen La Lime, que acredita na manutenção das relações e no desenvolvi­mento de programas traçados, sobretudo no combate ao VIH/Sida.

Desminagem

Helen La Lime garantiu ainda que os Estados Unidos vão continuar a apoiar Angola no processo de desminagem, iniciado em 2002. A embaixador­a, que falava num encontro com os membros do Governo local, disse que o seu país vai continuar a trabalhar para convencer outros doadores a ajudarem Angola a estar livre de minas.

Assegurou igualmente que os EUA vão trabalhar para reforçar e redobrar a sua contribuiç­ão neste processo, para que sejam alcançados mais objectivo nesta vertente, devolvendo a 100 por cento a tranquilid­ade e segurança da população e garantindo a livre circulação de pessoas e bens.

A embaixador­a norte-americana deixa hoje Saurimo com destino a cidade do Dundo.

 ?? PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Helen La Lime garantiu a continuida­de no apoio ao combate à malária e à desminagem
PAULO MULAZA|EDIÇÕES NOVEMBRO Helen La Lime garantiu a continuida­de no apoio ao combate à malária e à desminagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola