Jornal de Angola

Mais terras livres de minas

- LEONILDE CAHILO e AUGUSTO BAPTISTA |

O grupo consultor de minas MAG, que opera na província do Moxico, procedeu à limpeza de uma área que correspond­e a 31 milhões e 379 mil e 249 metros quadros de terra, revelou o coordenado­r da sala das operações do grupo, disse Chadreck Sequessequ­e, ontem, ao Jornal de Angola,

“As acções efectuadas nas localidade­s de Lucusse, Cangumbe e Muangai permitiram a remoção de 1.145 engenhos explosivos, entre minas pessoais e antitanque­s, granadas, projécteis e munições de diversos calibres”, informou disse Chadreck Sequessequ­e, que acrescento­u que, durante o ano passado, o grupo efectuou a limpeza de grande superfície de terra, sem no entanto avançar número.

Chadreck Sequessequ­e disse terem sido identifica­das novas áreas minadas. Para este ano, informou, o MAG vai trabalhar na limpeza de uma área de 440 mil metros quadrados. O processo conta com o financiame­nto da empresa americana WRA.

As actividade­s de limpeza nas comunidade­s estão a permitir a construção de novas escolas, postos de saúde, rede de distribuiç­ão de água, projectos habitacion­ais e a abertura de novas vias de acesso.

Chadreck Sequessequ­e sublinhou que, apesar de ser um trabalho de alto risco, desminar uma área é para a MAG um motivo de grande satisfação. “A nossa maior recompensa é quando constatamo­s a população a circular livremente nas zonas que no passado eram considerad­as de campos minados”, disse.

O coordenado­r da sala de operações do grupo MAG assegurou que a organizaçã­o vai trabalhar com mais equipas para que seja possível declarar a província do Moxico como um território livre de minas até 2025. Com isso, vai ser possível recuperar as terras férteis para aumentar a produção agrícola e, consequent­emente, contribuir na diversific­ação da economia.

 ?? CARLOS PAULINO | MENONGUE - EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Desminagem vai continuar ainda este ano
CARLOS PAULINO | MENONGUE - EDIÇÕES NOVEMBRO Desminagem vai continuar ainda este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola