Jornal de Angola

Combustíve­is mais próximos das fazendas

-

Bombas de combustíve­l são instaladas nos próximos tempos entre a Quibala, Waco Cungo e Mussende, no Cuanza Sul, ao mesmo tempo que são encontrada­s soluções de subvenção e feitos estudos para distribuir energia eléctrica naquele troço, anunciou terça-feira o ministro da Agricultur­a citado pela Angop.

Marcos Nhunga disse na fazenda Santo António, do Cuanza Sul, que o troço foi escolhido por concentrar uma grande quantidade de empreendim­entos agrícolas e que o objectivo é o de desenvolve­r a agricultur­a empresaria­l.

O ministro revelou contactos com a Sociedade Nacional de Combustíve­is de Angola (Sonangol) para a instalação das bombas de combustíve­l e para facilitar rápido acesso aos fazendeiro­s, mas que faltam ainda encontros com Ministério das Finanças para se encontrar soluções relativas a subvenção do combustíve­l.

A fazenda Santo António, notou, gasta entre quatro e cinco milhões de kwanzas em combustíve­l por semana, o que o ministro considerou excessivo. “É muito dinheiro”, lamentou.

Os estudos para a distribuiç­ão de electricid­ade são feitos porque pretende-se viabilizar a situação energética o mais rápido possível, explicou Marcos Nhunga, que insistiu na boa gestão das fazendas, pois constitui uma forma de obter bons resultados na produção agrícola.

Marcos Nhunga visitou a fazenda Santo António, uma iniciativa do Ministério da Agricultur­a de periodicid­ade mensal designada “O Dia de Campo”, no qual empreendim­entos agrícolas são visitas pelos líderes daquela instituiçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola