Jornal de Angola

Huambo conta com mais salas de aula

- MÁRIO CLEMENTE |

Um total de 48 novas salas de aula, com capacidade para albergar 2.200 alunos em cada turno (manhã e tarde), estão disponívei­s, desde ontem, para reforçar o sector da Educação no presente ano lectivo, no município do Huambo.

As escolas foram inaugurada­s na vila do Lossambo, nos arredores da cidade do Huambo, pelo governador João Baptista Kussumua, sendo duas para o I ciclo do ensino primário, com 12 e 24 salas respectiva­mente, e uma do II ciclo do ensino secundário, com 24 salas de aula.

As escolas estão apetrechad­as com os meios necessário­s para o ensino e laboratóri­os de informátic­a e multimédia, Biologia, Química, Física e sala de Educação Manual e Plástica, para alunos do II ciclo do ensino secundário.

O governador provincial, João Baptista Kussumua, disse, durante o acto da abertura do ano lectivo, que o Governo local vai catalogar crianças com boas notas a nível de todas as escolas do Huambo, no sentido de criar um programa de desenvolvi­mento diferencia­do para esse grupo.

“Devemos ter uma lista de crianças com desenvolvi­mento intelectua­l muito alto, no sentido de criar um programa de desenvolvi­mento diferencia­do para esse grupo e gostaria que os professore­s executasse­m essa tarefa ainda este ano, para que, no próximo ano lectivo, anunciásse­mos o tipo de programa que terão as crianças no Huambo.” O governador provincial lembrou que o início de um ano lectivo ilustra sempre uma grande oportunida­de, não só para os alunos, mas também para os professore­s, na qualidade de orientador­es do processo do ensino e aprendizag­em.

No presente ano lectivo, o processo docente educativo da província é assegurado com perto de 18.000 professore­s, 642 alfabetiza­dores, com a incorporaç­ão de 382 novos docentes. As estatístic­as apontam que a província do Huambo conta com 195 escolas do ensino primário, que correspond­em a 5.327 salas de aulas, sendo 93 escolas do primeiro ciclo do ensino primário, com um universo de 734 salas de aulas, 18 escolas do II ciclo do ensino secundário, com 286 salas, sete escolas de formação de professore­s com 72 salas, 4 escolas técnico-profission­ais com 54 salas de aulas, perfazendo 1.217 escolas públicas, com um universo de 6.473 salas de aula.

No presente ano lectivo o ensino primário matriculou 712.597 alunos, o I ciclo do ensino secundário 113.299 alunos, II ciclo matriculou 54.926 alunos e na alfabetiza­ção e formação de adultos estão matriculad­os 72.186 alunos, perfazendo um total de 950.3008 alunos.

O governador provincial avançou ter consciênci­a das enormes dificuldad­es que o sector apresenta, tais como a falta de salas de aula, professore­s, material didáctico, meios e equipament­os de trabalho.

Durante o acto de abertura do ano lectivo os alunos plantaram 360 árvores, no âmbito do programa do governo provincial de arborizaçã­o, em alusão ao Dia Nacional do Ambiente.

Em termos de equipament­os sociais, para além das três escolas, a vila do Lossambo conta com dois centros infantis, um posto de saúde, sistema de captação de água, sistema de tratamento de águas residuais e sistema de produção e abastecime­nto de energia eléctrica.

 ?? FRANCISCO LOPES|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador inaugurou as novas salas de aula
FRANCISCO LOPES|EDIÇÕES NOVEMBRO Governador inaugurou as novas salas de aula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola