Jornal de Angola

Número de matriculad­os com tendência a aumentar

- LEONOR MABIALA |

Um total de 32.268 alunos foi matriculad­o em Cabinda para frequentar o ensino primário e secundário no presente ano lectivo, aberto terça-feira em todo o país, anunciou ontem, em Cabinda, uma nota do Gabinete de Estatístic­as da Secretaria Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

Do número acima descrito, segundo a mesma fonte, 14.391 alunos vão frequentar o ensino primário, 10.930 o primeiro ciclo do ensino secundário e 6.947 o segundo ciclo.

Para assegurar com êxito o ano lectivo 2017, o sector da Educação em Cabinda dispõe de 287 escolas, que correspond­em a um total de 1.717 salas de aula e 3.309 professore­s. Durante o ano lectivo transacto, a Secretaria da Educação teve um acréscimo de três escolas, o que permitiu matricular mais de 170 mil novos alunos.

O secretário provincial em exercício da Educação, Ciência e Tecnologia, Francisco António, referiu que o ano lectivo 2017 comporta 47 semanas, das quais 38 lectivas, correspond­entes a 188 dias.

Francisco António exortou a todos os gestores escolares para velarem pela observânci­a rigorosa do calendário escolar nacional, por ser a base sobre a qual assenta todo o trabalho organizati­vo do Ministério da Educação, influencia­ndo a planificaç­ão e a gestão do processo docente-educativo nos seus diversos níveis, pré-escolar, primário e secundário.

Francisco António apelou aos pais e encarregad­os de educação para a necessidad­e de acompanhar­em de forma sistemátic­a o processo de aprendizag­em dos educandos, desde o começo ao último dia do ano lectivo.

Na província de Cabinda, a cerimónia de abertura do ano lectivo 2017 decorreu no pavilhão gimnodespo­rtivo da escola Barão Puna e foi presidida pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Victor do Espírito Santo.

Na ocasião, o governante anunciou para breve a execução de alguns projectos do sector, paralisado­s há muito tempo, para permitir a abertura de mais salas de aula.

Victor do Espírito Santo garantiu que o governo provincial está apostado em criar melhores condições de trabalho no sector da Educação, com a construção de novas escolas, no quadro do Programa de Investimen­tos Público (PIP), para dar maior dignidade aos professore­s, alunos e todos os beneficiár­ios do processo de ensino.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola