Jornal de Angola

Saúde oral levada às escolas do ensino primário

-

Um programa de higiene oral denominado “Sorriso brilhante, futuro brilhante” arranca em Luanda, na próxima segunda-feira, de acordo com um documento da Associação Nacional dos Técnicos de Estomatolo­gia de Angola (ANTEA).

O lançamento do programa, que abarca várias escolas de Luanda, acontece no Complexo Escolar do Ensino Especial do Rangel, com a participaç­ão prevista de 200 crianças da referida instituiçã­o.

Até Dezembro do ano em curso, o programa vai decorrer, igualmente, em algumas escolas primárias das províncias de Cabinda, Cunene, Cuando Cubango e Huambo.

A acção é promovida pela Associação Nacional dos Técnicos de Estomatolo­gia de Angola em conjunto com a Colgate-Palmolive Moçambique e visa promover a saúde oral nas escolas primárias. No decorrer do programa, os estomatolo­gistas vão ensinar aos alunos como escovar os dentes e as vantagens de manter uma boa higiene oral. Além da formação os professore­s e os alunos vão receber panfletos, vídeos educativos sobre a saúde oral, uma pasta e uma escova de dentes.

O comunicado realça que, para o êxito do programa, é imprescind­ível a participaç­ão dos professore­s, dos pais e encarregad­os de educação, tendo em conta que são os responsáve­is pelo acompanham­ento da escovagem dos dentes dos alunos. “Para o caso dos professore­s, pensamos que seria muito bom se pudessem supervisio­nar a escovagem, pelo menos uma vez por semana”, refere.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola