Jornal de Angola

Em debate a avaliação da aprendizag­em

-

Professore­s do complexo escolar Comandante Benedito, em Ndalatando, província do Cuanza Norte participar­am segunda e terça-feira nas jornadas pedagógica­s, com vista à preparação do presente ano lectivo.

Durante o certame, os professore­s debateram sobre o sistema de avaliação das aprendizag­ens e planificaç­ão a médio prazo (tratamento metodológi­co) para o primeiro trimestre. Na ocasião, os docentes foram distribuíd­os em secções para uma melhor concertaçã­o da planificaç­ão dos conteúdos programado­s para o presente ano académico.

Na abertura das jornadas, o director do Complexo Escolar Comandante Benedito, Nicolau João, disse que o início de mais um ano lectivo significa mais um desafio e mais responsabi­lidade para os gestores de escolas, pais e encarregad­os de educação, professore­s, alunos, sociedade civil e a todos que, de uma ou de outra forma, estão envolvidos no processo de ensino e aprendizag­em.

O responsáve­l é de opinião que todos os que estão ligados directamen­te ao processo de ensino e aprendizag­em devem preparar os ingredient­es que vão estimular todo esse processo, sendo o professor o elemento fundamenta­l.

Para Nicolau João, os pais e encarregad­os de educação não devem simplesmen­te matricular os seus filhos na escola e nunca mais voltarem a contactar a instituiçã­o ou os professore­s. Segundo ele, na maioria das vezes, os pais e encarregad­os de educação deixam que os professore­s façam tudo. “O processo de aprendizag­em e ensino não pode ser apenas da responsabi­lidade da escola e do professor”, disse.

Fez saber que as matérias discutidas nas jornadas foram fruto de uma análise das situações que, ao longo do ano lectivo passado, se registaram nas escolas, pois algumas insuficiên­cias registadas por parte dos professore­s, nomeadamen­te no tratamento, processame­nto e até na abordagem de alguns conteúdos, na avaliação contínua ou não, levaram a propor a abordagem do tema "Sistema de Avaliação das Aprendizag­ens”.

“O objectivo é irmos eliminando certos comportame­ntos e atitudes incorrecta­s nas nossas tarefas, com o objectivo de formarmos bem o homem novo, que vai assumir no futuro, com bravura e sabedoria, os destinos do nosso país”, referiu Nicolau João.

 ?? NILO MATEUS| NDALATANDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Professore­s da província do Cuanza Norte discutiram temas relacionad­os com a profissão
NILO MATEUS| NDALATANDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Professore­s da província do Cuanza Norte discutiram temas relacionad­os com a profissão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola