Jornal de Angola

Campanha de vacinação no município de Luanda

- ALEXA SONHI |

A Direcção Municipal da Saúde de Luanda prevê vacinar 86.921 animais na campanha de vacinação anti-rábica que decorre a partir de amanhã em simultâneo nos sete distritos da municipali­dade.

A vice-presidente da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda, Mara Baptista Quiosa, disse que o distrito da Maianga foi o escolhido para albergar o acto amanhã por ter registado, no ano passado, o maior número de cães errantes e, consequent­emente, mais casos de mordedura.

Mara Baptista Quiosa informou que foram disponibil­izadas 37 equipas e 44 técnicos para fazer a cobertura de todas as zonas do município. Salientou que a vacinação de campanha vai até à próxima terça-feira, quando inicia, até 30 de Fevereiro, a vacinação nos postos fixos. De Março em diante, passará a ser feita a vacinação de rotina.

“O processo de vacinação de rotina deve continuar aberto durante o ano todo para permitir que o munícipe leve o seu animal para ser vacinado sempre que achar necessário ou completar as cinco doses recomendad­as, tanto para seres humanos como para os animais. Só assim, poderão considerar-se protegidos da doença”, disse Mara Baptista Quiosa.

Segundo a vice-presidente da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda, depois da vacinação de campanha, vai ser feita a recolha dos cães errantes, que têm posto em perigo a vida dos munícipes.

A directora municipal de Luanda da Saúde, Victória Cambuanda, disse que, sendo a raiva um problema de saúde pública, o seu controlo exige a interacção de todos os serviços de saúde e da sociedade em geral, “porque só assim se consegue controlar o surto de raiva no município e a nível da província e reduzir o número de óbitos provocados pela raiva.”

Doença infecciosa que afecta os animais, a raiva é causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periférico­s, depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.

Por ocorrer em animais e também afectar o ser humano, a raiva é considerad­a uma zoonose (termo usado para designar doenças que se transmitem dos animais para os seres humanos).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola