Jornal de Angola

Grupos preparam desfile provincial

CARNAVAL NO CUANDO CUBANGO

- WEZA PASCOAL

|

A Direcção Provincial da Cultura no Cuando Cubango inscreveu 25 grupos carnavales­cos, sendo 18 da classe de adultos e sete da classe infantil, para o desfile provincial da edição 2017 do Carnaval, a realizar-se no dia próximo dia 28.

O director provincial da Cultura em exercício, Pedro Amaral, disse que o período das inscrições termina no dia 15 de Fevereiro e apelou às pessoas a dirigirem-se às suas instalaçõe­s para efectuarem as inscrições: “Apesar da actual crise financeira que vivemos, o Carnaval é uma manifestaç­ão cultural do povo, na qual vamos mostrar a nossa alegria, os hábitos e costumes.”

Pedro Amaral disse que cada grupo carnavales­co deve possuir no mínimo 50 integrante­s, pelo que não vai ser permitido a participaç­ão de grupos que se apresentar­em com número abaixo das cifra estipulada.

“Neste momento ainda não recebemos qualquer tipo de apoio, quer do ministério de tutela, quer do governo da província ou de empresário­s locais , por isso é prematuro anunciar o valor dos prémios dos vencedores. Actualment­e, os grupos carnavales­cos estão a ensaiar com as roupas que trazem de casa.”

O desfile provincial realiza-se no largo 23 de Março, no município de Menongue, e aguarda-se até ao momento as listas das inscrições feitas nos restantes municípios da província para se ter uma ideia de como vai ser organizada a festa do Carnaval no interior do Cuando Cubango.

O responsáve­l do grupo “União estrelas da paz”, vencedor da edição passada, Francisco Paiva Elavaco, garantiu que apesar da crise económica que o país regista, o grupo dirige vai participar no desfile com 150 integrante­s e pretende conquistar mais uma vez o título na classe adulta.

Francisco Paiva Elavaco disse que apesar de não terem recebido apoios até o momento, o grupo continua a ensaiar sem sobressalt­os e quando chegar a indumentár­ia vão ser feitos os acertos finais.

“Estamos a ensaiar com muitas dificuldad­es mas vamos lá chegar, sabemos que o país está enfrentar uma fase difícil, mas o grupo está de cabeça erguida e vamos participar na edição 2017 do Carnaval, com a mesma disposição de sempre ainda que seja com a indumentár­ia da edição passada”, disse.

Arão Lemos, líder do grupo triunfo “HIV-Sida”, segundo classifica­do da edição passada na classe infantil, disse que até ao momento o grupo já tem um total de 237 elementos e os ensaios estão a decorrer sem sobressalt­os. Exortou os responsáve­is dos outros grupos carnavales­cos a envidar esforços mesmo não havendo apoio de empresário­s, tendo em vista que o Carnaval é uma festa popular.

Na edição passada, o grupo “União Estrelas da Paz” da classe de adultos venceu pela sétima vez o desfile provincial do Carnaval, com 445 pontos de classifica­ção, arrebatand­o um prémio no valor de 600 mil kwanzas.

Na segunda e terceira posições ficaram os grupos “Tinti do Cuchi”, com 355 pontos, e “União 11 de Novembro”, com 380 pontos, numa edição na qual participar­am 32 grupos, sendo 25 da classe infantil e sete de adultos. Na classe infantil, o primeiro lugar foi conquistad­o pelo grupo “Sobreviven­tes dos 14”, com 366 pontos, seguido pelos grupos “Triunfo HIV-Sida” com 355 pontos, e “Tchakulimu­enia 1.º de Maio”, com 330 pontos.

 ?? NICOLAU VASCO - CUANDO CUBANGO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Estrelas da Paz” vencedor de adultos da edição passada no Carnaval no Cuando Cubango trabalha arduamente para conquistar o título este ano
NICOLAU VASCO - CUANDO CUBANGO| EDIÇÕES NOVEMBRO “Estrelas da Paz” vencedor de adultos da edição passada no Carnaval no Cuando Cubango trabalha arduamente para conquistar o título este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola