Jornal de Angola

Origens dos bairros de latas são retratadas em exposição

-

“Mu Seke” é o título da exposição dos artistas angolanos Pedro Pires e Hamilton Francisco “Babu”, enquadrada na segunda edição do Projecto “Pop-up mashup”, que é inaugurada amanhã, às 18h00, no Espaço Luanda Arte Ela, em Luanda.

De acordo com uma nota da galeria, a palavra musseque (bairro de lata) tem origem no quimbundo “mu seke” e significa areia vermelha. Tipicament­e, o musseque é fechado sobre si mesmo, num entrelaçad­o complexo e orgânico de ruelas, “pracetas” e corredores.

Neste cenário, enquadram-se obras de arte únicas, criadas pelos dois artistas em complement­o (colaboraçã­o) e outras em conflito (separadas) durante duas semanas.

Enquadrada no “Pop-up mashup”, a exposição tem um carácter inovador nas artes em Angola, porque mistura o conceito de “pop-up”, algo que se abre num local por um período curto de tempo, e “mash-up”, uma inspiração a partir da mistura de dois ou mais temas pré-existentes, de forma a serem fundidos.

As sinergias entre os dois artistas são maximizada­s e o resultado da combinação de dois elementos é maior do que a soma que esses elementos teriam separadame­nte.

Sendo assim “Pop-up mashup”, não é unicamente um somatório de coisas voltadas para o mesmo fim, mas um resultado onde a soma das partes é maior e onde literalmen­te 1 + 1 = 3.

Pedro Pires nasceu em Luanda em 1978. Estudou escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tendo sido bolseiro Erasmus na Anotati Scholi Kalon Texnon, em Atenas, capital da Grécia. Em 2009, realizou o mestrado em Artes Visuais no Central Saint Martins College of Art & Design, em Londres. O artista plástico trabalha em escultura, desenho, fotografia e vídeo.

Hamilton Francisco, ou simplesmen­te “Babu”, nasceu em Abril de 1974. Desde muito cedo teve paixão pela pintura. Estudou Desenho Industrial no Centro de Formação e Tecnologia Manauto II, em Luanda.

Em Portugal, aprofundou os seus conhecimen­tos nesta área. Utiliza várias técnicas e actualment­e trabalha como artista plástico no projecto Museus no Centro, em Coimbra. Participou em exposições individuai­s e colectivas em vários países. As suas obras estão presentes em colecções públicas e privadas em Angola e no estrangeir­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola