Jornal de Angola

Luanda e Rabat identifica­m áreas de cooperação

COMITÉ DE POLÍTICA MONETÁRIA Decisão explicada pela tendência da contracção dos principais indicadore­s

-

Depois de um encontro com o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, a ministra do Ambiente de Marrocos anunciou a assinatura de um memorando de entendimen­to para capacitaçã­o de quadros para a área ambiental e no sector mineiro. Em visita de trabalho, Hakima el Haity efectuou já vários contactos.

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu, na segundafei­ra, manter a taxa básica de juro e as de facilidade permanente de cedência e de absorção de liquidez em 16 por cento, 20 por cento e 7,25 por cento, soube o Jornal de Angola de fonte oficial.

Num comunicado divulgado na terça-feira, o BNA declarou que a decisão se ficou a dever à prevalênci­a de uma tendência para a contracção dos indicadore­s monetários e a que o ligeiro aumento da inflação mensal Dezembro - o mês analisado para estabelece­r o curso do juros está relacionad­o ao período sazonal caracterís­tico do final do ano.

Em Dezembro, apontou o BNA citando dados do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), a taxa de inflação mensal de Luanda ascendeu a 2,17 por cento, contra 2,13 por cento em Novembro, e a de 12 meses se situou em 41,95 por cento.

O banco central lembra que as classes Bebidas alcoólicas e tabaco, Lar, recreação e cultura e Bens e serviços diversos foram as que registaram maiores variações de preço, mas as de Alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas, Bens e serviços diversos e Vestuário e calçado foram as que mais contribuír­am para a inflação registada naquele período.

Nas outras províncias em que os preços são mensurados pelo INE, o Moxico foi a que registou a taxa de inflação mensal mais alta, de 2,23 por cento, enquanto o Bié foi a que teve a mais baixa, de 1,60 por cento, refere o comunicado para explicar a decisão da manutenção dos juros.

A taxa LUIBOR “Overnight” passou de 22,65 para 23,35 por cento ao ano e, nas maturidade­s de três e 12 meses, permaneceu em 18,23 por cento e 20,17 por cento ao ano, respectiva­mente.

O BNA cita dados preliminar­es que apontam para um aumento de 1,62 por cento do crédito à economia no mês de Dezembro, em que o crédito bruto ao Governo Central (titulado e não titulado) diminuiu 2,68 por cento, enquanto os depósitos do Governo no sistema bancário expandiram em 14,52 por cento.

A base monetária restrita em moeda nacional contraiu em 2,82 por cento e os meios de pagamentos representa­dos pelo agregado M2 liquidez disponível somada pelos depósitos a prazo e os títulos da dívida em poder do público - contraíram 0,15 por cento em Dezembro de 2016 e expandiram 13,03 por cento nos últimos 12 meses.

Os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 1.947 milhões de dólares no mercado cambial, dos quais 1.486 milhões ao BNA e o remanescen­te aos seus clientes, o que comparativ­amente ao mês anterior, represento­u um aumento de 49,31 por cento.

No mercado cambial primário, a taxa de câmbio média do kwanza face ao dólar permaneceu inalterada no valor médio de 165,90 kwanzas, afirma o comunicado.

As reuniões do CPM analisam a evolução no mês anterior à sua realização, dos indicadore­s relativos à economia nacional com realce para os sectores real, fiscal, monetário e externo, bem como o comportame­nto da economia internacio­nal.

 ?? MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Banco Nacional de Angola declara que ligeira aceleração de inflação em Dezembro foi sazonal e insuficien­te para elevar os juros
MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO Banco Nacional de Angola declara que ligeira aceleração de inflação em Dezembro foi sazonal e insuficien­te para elevar os juros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola