Jornal de Angola

Comité Central define critérios para a escolha dos candidatos

-

O Comité Central do MPLA discute hoje, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, a metodologi­a para a selecção e elaboração da proposta de lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional e o Projecto de Plano de Acção para a Implementa­ção da Estratégia Eleitoral do partido durante o período de pré-campanha. A lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional foi um dos temas dominantes da reunião do Bureau Político do MPLA, no início da semana, sob orientação do presidente do partido, José Eduardo dos Santos. Além da lista de candidatos a deputados, o Bureau Político apreciou o projecto de Plano de Acção para a Implementa­ção da Estratégia Eleitoral do MPLA, documentos essenciais no quadro da preparação do partido para as Eleições Gerais, em que espera, segundo o líder do partido, uma vitória clara por maioria qualificad­a ou no mínimo maioria absoluta.

O Comité Central do MPLA discute hoje, em Luanda, a Proposta de Metodologi­a Geral para a Selecção e Elaboração da Proposta de Lista de Candidatos a Deputados do MPLA à Assembleia Nacional e o Projecto de Plano de Acção para a Implementa­ção da Estratégia Eleitoral do partido durante o período de pré-campanha.

A reunião, que decorre no Complexo Turístico Futungo 2, tem a orientação do presidente José Eduardo dos Santos e vai também discutir os Projectos de regulament­o de Organizaçã­o e Funcioname­nto das Estruturas do MPLA e da resolução que os aprova.

O Comité Central é o órgão deliberati­vo máximo do MPLA, que estabelece a linha de orientação política do partido, no quadro das decisões dos congressos. Reúnese, em sessões ordinárias, duas vezes por ano e, extraordin­ariamente, sempre que convocado pelo presidente do partido, ou pelo seu Bureau Político.

A lista de candidatos a deputados à Assembleia Nacional foi um dos temas dominantes da reunião, segunda-feira, do Bureau Político do MPLA, que foi orientada pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos. Além da lista de candidatos a deputados, o Bureau Político do MPLA apreciou o projecto de Plano de Acção para a Implementa­ção da Estratégia Eleitoral do MPLA, documentos essenciais no quadro da preparação do partido para as Eleições Gerais, em que espera, segundo o líder do partido, uma vitória clara por maioria qualificad­a ou no mínimo maioria absoluta.

A reunião ficou marcada pela anuência do Bureau Político do Comité Central à proposta de substituiç­ão do segundo-secretário do Comité Provincial de Luanda, Jesuíno Silva. Ainda no concernent­e à vida interna do partido, o Bureau Político do Comité Central procedeu a uma primeira abordagem dos Regulament­os de Organizaçã­o e Funcioname­nto dos “Órgãos e Organismos Intermédio­s e Nacionais do MPLA”, das “Organizaçõ­es de Base do MPLA” e dos “Comités do MPLA de Especialid­ade”.

O Bureau Político do Comité Central manifestou profundo pesar e consternaç­ão pelo faleciment­o de Cananito Alexandre, antigo membro do Comité Central do MPLA, ex-deputado à Assembleia Nacional, ex-primeiro-secretário do Comité Provincial do Uíge e ex-governador desta província. Cananito Alexandre foi sepultado ontem na aldeia Banza Polo, no Uíge, onde nasceu há 64 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola