Jornal de Angola

Aumento do número de salas longe de satisfazer a procura

- MANUEL DE SOUSA | E MAXIMIANO FILIPE |

Três novas escolas, duas do ensino primário e uma do médio, construída­s no município de Moçâmedes, província do Namibe, recebem, neste ano lectivo, os primeiros estudantes, mas em número inferior, situação que preocupa a associação de pais e encarregad­os de educação, que clama por aumento de salas de aula.

O coordenado­r da associação, Ntoto Manioco, reconheceu os esforços do governo da província na recuperaçã­o das infra-estruturas escolares, mesmo em tempo de crise económica e financeira, mas, apesar disso, diz que é importante que se construa pelo menos uma escola nos bairros 5 de Abril e Forte Santa Rita, para permitir que mais crianças tenham acesso ao sistema de ensino.

O director provincial da Educação no Namibe, Pacheco Francisco, defendeu a criação de uma associação de pais e encarregad­os de educação mais comprometi­da com o processo de ensino e aprendizag­em, porque, referiu, com isso, o sector poderá obter melhores resultados.

O governador da província do Namibe, Rui Falcão, disse ser importante que se inclua no conselho provincial de concertaçã­o social um membro da associação de pais e encarregad­os de educação e um professor, para uma melhor parceria. No início deste ano lectivo, o sector da Educação tem em vista o lançamento no sistema do “hiper manager” de conteúdos temáticos do primeiro e segundos ciclos, para facilitar a actividade lectiva dos docentes, alunos e outros interessad­os na investigaç­ão.

Cresce o número de alunos

Os alunos de Benguela regressam às aulas no presente ano lectivo num número superior a cinco por cento em relação ao ano transacto, anunciou em Benguela o governador provincial.

Isaac dos Anjos, que falava durante o acto de abertura do ano lectivo a nível nacional, anunciou a criação de 174.482 vagas, sendo 59.032 na iniciação, 40.449 na primeira classe, 46.714 na sétima classe e 10.574 na décima classe. O ensino privado apresentou 17.713 vagas.

O aumento do número de alunos requer o acompanham­ento de 3.622 professore­s, numa altura em que a disponibil­idade actual é de 2.597 docentes. Neste ano, o Programa de Alfabetiza­ção e Aceleração Escolar absorve cerca de 37 mil cidadãos. Isaac dos Anjos defendeu a consolidaç­ão da parceria das escolas com os pais e encarregad­os de educação.

Assistiram ao acto membros do Governo, administra­dores municipais, directores de escolas, líderes de igrejas e representa­ntes de organizaçõ­es da sociedade civil, autoridade­s tradiciona­is, professore­s e alunos finalistas de diversas instituiçõ­es de ensino médio e universitá­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola