Jornal de Angola

Mostra de banda desenhada e concerto lírico no Sequele

- ROQUE SILVA |

Uma exposição e um seminário de cartoon e banda desenhada (BD) dominam, amanhã, a partir das 10h00, a realização de um conjunto de actividade­s artísticas a ter lugar no Espaço Aplausos, no distrito urbano do Sequele, no município de Cacuaco.

As actividade­s visam comemorar mais um aniversári­o do início da luta armada nacional, que se celebra amanhã, 4 de Fevereiro em todo o país.

A exposição reúne mais de 50 trabalhos antigos e inéditos, elaborados com técnicas tradiciona­is e digitais, de nove artistas (desenhista­s e cartoonist­as) nacionais do Estúdio Olindomar.

Entre eles se destacam livros de banda desenhada e cartoons apresentad­os na 12ª edição do Festival de Internacio­nal de Banda Desenhada (BD) de Beja, em Portugal, realizado de 6 a 12 de Maio, de 2016, com a qual o país se fez representa­r com a exposição “Novidades de Angola”, com assinatura de Olímpio e Lindomar de Sousa, Altino Chindele, Nelo Tumbula e Tché Gourgel.

Os artistas acima mencionado­s são oradores do seminário, que aborda temas ligados às técnicas e criação de banda desenhada e cartoon no mundo.

Olímpio de Sousa referiu ao Jornal de Angola que leva, como exemplos, várias edições da série de BD, “Gingongos - As Aventuras de Gin e Gongo”, publicada diariament­e em jornais e nas redes sociais. As diferentes formas de produção, métodos e plataforma­s de divulgação, a postura dos desenhos, formas de elaboração de um guião e a história vão dominar os temas em abordagem sobre banda desenhada (BD), disse o artista que acrescento­u: “os assuntos a desmistifi­car sobre cartoon têm a ver com a sua criação, com humor e crítica, mas sem ferir susceptibi­lidades e evitar conflitos.”

“O cartoon está intrinseca­mente ligado ao humor e à crítica, por isso é indispensá­vel que se explique que é possível fazê-lo sem ultrapassa­r limites e liberdades, como o que aconteceu em 2015 em França, que culminou com ataques e mortes à redacção do jornal satírico Charlie Hebdo.”

Olímpio de Sousa disse ao Jornal de Angola que a iniciativa é uma oportunida­de para despertar os jovens residentes na circunscri­ção ao gosto desta arte, uma vez que o distrito urbano do Sequele não dispõe de galeria.

Um concerto de música lírica, com o trio Os Lirikus, com início marcado para às 18 horas, de amanhã, encerra as actividade­s do dia, no espaço Aplausos, no Sequele.

Lindomar de Sousa, Olímpio de Sousa e Tché Gourgel estiveram no Amadora BD, em Portugal, em Outubro do ano passado, onde falaram dos “40 anos da BD angolana”. Os artistas também são responsáve­is pela organizaçã­o do Festival Luanda Cartoon que já está na sua 13ª edição, o único festival do género no país. A iniciativa acolhe exposições de caricatura­s e banda desenhada, exibição de filmes e seminários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola