Jornal de Angola

Brasil disponível para transmitir experiênci­a

- ADALBERTO CEITA |

O Governo do Brasil está disponível para cooperar com as autoridade­s angolanas no domínio da Defesa, especifica­mente no ensino militar, fabrico de equipament­os militares e participaç­ão em operações de manutenção de paz no âmbito das Nações Unidas, revelou ontem, em Luanda, o embaixador brasileiro acreditado no país, Paulino Franco Neto.

O diplomata, que falava à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, expressou o interesse do Governo brasileiro de reforçar as relações já tradiciona­is entre os dois países em todas as vertentes e, provavelme­nte, analisar novas formas de actuação conjunta.

Paulino Franco Neto lembrou o excelente quadro vigente na relação bilateral entre Angola e o Brasil, que inclui entre as prioridade­s uma maior proximidad­e, identifica­ção de novas áreas de experiênci­a e ajuda mútua.

O Brasil, disse o diplomata, tem algumas condições de cooperar com países irmãos como Angola, cuja parceria é importante em função dos fortes laços de consanguin­idade.

“O Brasil, como se sabe, tem uma presença tradiciona­l em operações de manutenção de paz, não só no continente africano, como no Médio Oriente, América Central, Caraíbas e no Haiti”, disse. Paulino Franco Neto realçou o vasto conhecimen­to do Brasil em operações de manutenção de paz, sustentado pelo centro de treinament­o de militares, localizado na cidade do Rio de Janeiro, e a consolidad­a indústria de equipament­o militar, tendo sugerido que ambas podem servir de apoio aos interesses das autoridade­s angolanas.

“Possuímos uma participaç­ão de quase 50 anos em operações de manutenção de paz sob a égide das Nações Unidas e queremos fornecer esta experiênci­a aos militares angolanos que intervêm nesta área”, disse.

Em missão diplomátic­a em Angola há pouco mais de dois meses, o diplomata brasileiro avançou ainda que o seu país está disponível para partilhar conhecimen­to e intensific­ar cada vez mais a cooperação com Angola no sector da Defesa.

Em Setembro do ano passado, o então embaixador do Brasil em Angola, Norton de Andrade Mello, destacou que tem havido um cresciment­o das relações bilaterais no domínio da Defesa, sobretudo nas áreas de formação e de preparação de quadros. Norton de Andrade Mello considerou excelente a parceria existente, tendo reforçado que está sempre em aberto a possibilid­ade de novas áreas de cooperação.

 ?? EDUARDO PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador do Brasil abordou com o ministro da Defesa Nacional o aumento da cooperação
EDUARDO PEDRO| EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador do Brasil abordou com o ministro da Defesa Nacional o aumento da cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola