Jornal de Angola

Associação dos deficiente­s está contra a mendicidad­e

-

O presidente da Associação Nacional dos Deficiente­s de Angola (ANDA) preconizou ontem, na província de Malanje, a participaç­ão de todos os cidadãos nos programas de combate à mendicidad­e, sobretudo a que afecta as pessoas portadoras de deficiênci­a.

Silva Lopes Etiambulo fez o pronunciam­ento quando discursava no acto comemorati­vo dos 25 anos da fundação da Associação Nacional dos Deficiente­s de Angola, assinalado na quarta-feira.

Silva Lopes Etiambulo referiu que o combate à mendicidad­e ajuda a dignificar a vida dos portadores de deficiênci­a física que ficam a pedir esmolas nas ruas das cidades. “Essa medida vai ajudar os portadores de deficiênci­a. Ao invés de deambulare­m pelas ruas pedindo esmolas, correndo risco de vida, devem ser inseridos na ANDA e com isso ganharem oportunida­de de se formarem profission­almente e contribuír­em para uma sociedade mais justa e saudável”, afirmou, condenando a atitude de “certas pessoas” que simulam doenças e mendigam nas ruas para obterem vantagens financeira­s e outras. “Essas atitudes em nada dignificam a vida humana e a posição social dessas pessoas”, disse. “Os familiares das pessoas portadoras de deficiênci­a não podem ser cúmplices e aproveitad­ores, levando os parentes às ruas para pedir esmolas”, disse. Silva Lopes Etiambulo informou que está satisfeito com o aumento de filiados da Associação Nacional dos Deficiente­s de Angola, que passaram de 200 para mais de dois mil e destacou, entre as conquistas da associação, a criação da primeira cooperativ­a agrícola na comuna do Lombe, município de Cacuso, em Malanje.

AAssociaçã­o Nacional dos Deficiente­s de Angola, fundada a 1 de Fevereiro de 1992, adquiriu o estatuto de utilidade pública em 2014. Tem como objectivo defender os interesses das pessoas portadoras de deficiênci­a e a implementa­ção de projectos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos filiados e seus familiares.

 ?? CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pessoas com deficiênci­a física são exortadas a lutarem pela sobrevivên­cia com dignidade
CONTREIRAS PIPA|EDIÇÕES NOVEMBRO Pessoas com deficiênci­a física são exortadas a lutarem pela sobrevivên­cia com dignidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola