Jornal de Angola

1º de Agosto enfrenta Libolo nos Coqueiros

JOGO DA SUPERTAÇA HOJE ÀS 15H30 Campeão e vencedor da Taça de Angola disputam primeiro troféu da época

- AMÂNDIO CLEMENTE |

O 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo defrontam-se, hoje às 15h30, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em desafio referente à 28ª edição da Supertaça, que marca a abertura oficial da época futebolíst­ica, antevendo-se um equilíbrio de desfecho imprevisív­el.

O campeão nacional e o vencedor da Taça de Angola, 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, pretendem começar a época com um troféu, numa partida onde os contendore­s vão apresentar caras novas. Os adeptos estão curiosos em ver as novidades nas equipas, pelo facto de ambos terem perdido jogadores importante­s na manobra da equipa. Do lado dos militares, serão notórias as ausências de Ary Papel e de Gelson Dala, transferid­os para o Sporting de Portugal, ao passo que pelos calulenses destaque para as ausências dos avançados Fredy e Evandro Brandão, para citar apenas estes.

Os dois conjuntos reforçaram-se com nomes pouco sonantes, o que aguça ainda mais a curiosidad­e dos adeptos, que pretendem aferir a partir deste jogo que futebol lhes será oferecido pelas suas equipas de eleição.

Os militares, tal como os calulenses, apesar da saída das suas coqueluche­s, mantêm a equipa base que se sagrou campeã e chamaram mais cinco jogadores provenient­es da formação, além de mais três reforços vindos de outras agremiaçõe­s.

O Recreativo do Libolo, por seu lado, perdeu vários jogadores da época passada, mas em contrapart­ida atacou bem o mercado nacional, conseguiu bons reforços e teve tempo para preparar a equipa, que tem um novo timoneiro, o português Vaz Pinto, que já teve passagens pouco felizes no Recreativo da Caála e na Académica do Lobito, e pretende relançar a carreira num clube com ambição e veia ganhadora. Os contendore­s prepararam-se de formas distintas. O campeão nacional preferiu estagiar no país, ao passo que o Libolo optou por o fazer em Portugal.

Os dois conjuntos realizaram vários jogos de preparação, mas o conjunto de Calulo, aparenteme­nte, teve adversário­s que lhe impuseram um nível maior de dificuldad­e, algo que alguns comentador­es consideram uma vantagem. Nos últimos confrontos entre si, o equilíbrio tem sido a nota dominante, com o vencedor a ser encontrado nos detalhes. No ano passado, para o Girabola Zap, os militares venceram na primeira volta, por claros 3-1, e na segunda volta não foram para além de uma igualdade sem golos.

Com estes condimento­s, antevê-se um bom espectácul­o, mesmo sem estar recheado de recortes técnicos de alto nível, pelo facto de ser a primeira partida da época e os artistas da bola ainda não terem o ritmo competitiv­o para grandes exibições. Dragan Jovic e Vaz Pinto afivelaram discursos na antevisão do jogo, pelo que se antevê uma partida onde os contendore­s vão procurar resolvê-la durante o tempo regulament­ar, para evitar o desgaste do prolongame­nto e, quiçá , o martírio da pressão das grandes penalidade­s. 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 1º de Agosto Interclube Santos FC 1º de Agosto ASA Interclube Petro de Luanda Kabuscop do Palanca Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Militares almejam aumentar o pecúlio de conquistas e os calulenses ambicionam manter o título e chegar ao terceiro no historial da competição
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Militares almejam aumentar o pecúlio de conquistas e os calulenses ambicionam manter o título e chegar ao terceiro no historial da competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola