Jornal de Angola

Vitória sobre o Desportivo na apresentaç­ão do plantel

Campeão de futebol segue amanhã para o reduto do Kampala City

- HONORATO SILVA |

O Petro Atlético de Luanda derrotou ontem, no Municipal dos Coqueiros, o Desportivo da Huíla (2-0) em jogo de apresentaç­ão do plantel aos sócios. A partida marcou a retirada oficial do médio Fernandes da Costa “Chara”, do futebol profission­al, após 15 anos a defender as cores do Petro Atlético.

Com as atenções viradas para a preparação da visita ao reduto do Kampala City, na capital do Uganda, onde na sextafeira disputa a primeira “mão” da preliminar da Liga dos Clubes Africanos de futebol, o 1º de Agosto precisa com urgência de um jogador com presença na área adversária.

A falta de um finalizado­r foi o principal problema identifica­do no plantel do detentor do título do Girabola ZAP armado pelo bósnio Dragan Jovic, na partida de sábado à tarde no Estádio Municipal dos Coqueiros, referente à Supertaça, prova que abriu a temporada futebolíst­ica em Angola.

Já sem os préstimos dos influentes Ary Papel e Gelson Dala, dois esteios do percurso que culminou na conquista do seu décimo título nacional, transferid­os para a equipa B do Sporting de Portugal, os militares regressara­m ao mesmo registo de jogo. A vertigem nas transições para o ataque, privilegia­ndo os corredores laterais, continua a ser o traço caracteriz­ador do futebol praticado pelos rubros e negros.

Bobó, defesa central, mostrou presença ao lado do “capitão” Dany Massunguna. Conseguiu desempenha­r a função de pilar da estrutura defensiva assumida por Diakite, na segunda volta do Girabola, daí a solidez demonstrad­a no confronto directo com os avançados do Recreativo do Libolo.

Na lateral esquerda surgiu Natael, jogador veloz e tecnicista projectado por Mário de Sousa Calado no Sagrada Esperança, cujo amadurecim­ento foi atingido ao serviço da formação do Cuanza Sul. A sua presença permitiu avançar Paizo para o meio campo, sector que passa a contar com a presença de Macaia no tampão defensivo e apoio aos criativos Ibukun e Buá, os principais “municiador­es” do ataque.

Geraldo, avançado provenient­e do futebol brasileiro, contratado o ano passado, voltou a mostrar serviço no ataque. Foi o autor do golo solitário no triunfo diante do Libolo. O mesmo não se pode dizer de Vado, ex-Benfica de Luanda, que mostrou grande mobilidade, mas pouca eficácia na finalizaçã­o.O Jornal de Angola apurou de fonte afecta ao clube do Rio Seco que a direcção presidida por Carlos Hendrick da Silva está empenhada em colocar à disposição de Dragan Jovic, de momento ausente do país por força da morte da sua mãe, um jogador com faro de golo. Os próximos dias vão ser decisivos para o 1º de Agosto, porque a janela de transferên­cias encerra na sexta-feira.

Ainda de acordo com a fonte, os campeões nacionais identifica­ram dois jogadores no mercado europeu, tendo a preferênci­a recaído para um avançado africano.

Sem ter sido mencionada a nacionalid­ade, sabe-se que é goleador, conhece o futebol português e represento­u várias vezes a selecção do seu país.Respeitado no desporto africano, pela sua grandeza enquanto clube ecléctico, o 1º de Agosto procura atingir as fases adiantadas da Liga dos Clubes Campeões, conservar o título no Girabola e conquistar a Taça de Angola. Para tal, defende a equipa técnica, é importante começar bem a caminhada africana, à semelhança do feito alcançado internamen­te, com a vitória na Supertaça.

 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Médio Chara fez o seu último jogo no futebol profission­al antes de passar a treinador
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Médio Chara fez o seu último jogo no futebol profission­al antes de passar a treinador
 ?? JOSÉ COLA |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Geraldo apontou o golo da vitória do 1º de Agosto que foi incapaz de esconder a falta de um jogador capaz de finalizar as oportunida­des criadas
JOSÉ COLA |EDIÇÕES NOVEMBRO Geraldo apontou o golo da vitória do 1º de Agosto que foi incapaz de esconder a falta de um jogador capaz de finalizar as oportunida­des criadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola