Jornal de Angola

Novo modelo de colecta de receitas para Luanda

- JOÃO PEDRO |

A província de Luanda passa a ter em breve um novo modelo de arrecadaçã­o de receitas nas comunidade­s, com a criação de uma subconta provincial única do Tesouro a ser gerida pela delegação provincial de finanças, anunciou ontem o ministro do pelouro.

Archer Mangueira, que falava depois de uma reunião com o governador de Luanda, Higino Carneiro, afirmou que o novo modelo visa a desburocra­tização do sistema de canalizaçã­o de recursos arrecadado­s nas comunidade­s, reduzir a pressão no Tesouro Nacional e flexibiliz­ar a realização das despesas.

No âmbito da gestão das administra­ções municipais, frisou Archer Mangueira, o recurso passa a ser afectado directamen­te nas despesas inscritas no orçamento dessas comunidade­s e atende rapidament­e a população das comunidade­s.

O ministro das Finanças informou que as novas administra­ções vão ser incluídas no Orçamento Geral do Estado para permitir a funcionali­dade da estrutura, com a imposição de uma prática de racionaliz­ação de recursos.

Para este ano, devido às dificuldad­es que a província de Luanda enfrenta, o saneamento básico é uma das prioridade­s do Executivo que conta com uma rubrica orçamental para melhorar a saúde pública. O governador provincial de Luanda disse que no quadro da divisão administra­tiva, a província de Luanda passou a ter 41 distritos urbanos e 14 comunas.

Após o encontro com o ministro das Finanças, Higino Carneiro disse que o Governo Provincial foi informado de como vai ser feito o crédito aos equipament­os para as concession­árias envolvidas na limpeza urbana de Luanda. “Com a aprovação do novo Plano Director Metropolit­ano de Luanda é possível encontrar soluções que permitam resolver as preocupaçõ­es dos cidadãos ”, referiu o governador.

 ?? EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Archer Mangueira pede gestão rigorosa
EDUARDO PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Archer Mangueira pede gestão rigorosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola