Jornal de Angola

BP volta aos lucros

-

A BP, uma companhia petrolífer­a que opera em Angola, obteve lucros líquidos anuais de 115 milhões de dólares, em todo mundo, no ano passado, e recuperou do prejuízo de 6.500 milhões de dólares de 2015.

Em comunicado enviado ontem à Bolsa de Valores de Londres, o gigante petrolífer­o sublinhou que os lucros anuais excluindo os custos derivados do derrame do petróleo no Golfo do México de 2010, foram de 4.100 milhões de dólares.

O presidente-executivo da BP, Bob Dubley, destacou que 2016 foi “o ano em que se deram passos significat­ivos para criar uma plataforma de cresciment­o”.

Em Angola, as actividade­s da empresa estão a ser afectadas pelos cortes no pessoal, conforme anunciou o seu porta-voz no mês passado. “Isto tem a ver com a necessidad­e que temos de ser mais competitiv­os e de reconhecer o ambiente de negócio cada vez mais desafiante”, disse na altura o porta-voz da BP, citado pela edição de ontem do "Financial Times". Os cortes, diz o jornal, vão afectar empregados e agências de emprego, e vão reduzir o número de empregados no negócio da perfuração em 17 por cento para menos de 20 mil e afectar as operações no Azerbaijão, Angola e no Golfo do México.

O grupo petrolífer­o britânico BP prevê suprimir, em todo o mundo, pelo menos 4.000 postos de trabalho nos próximos dois anos, num contexto de fracas cotações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola