Jornal de Angola

França quer cooperação mais intensa

Diplomata francês garante participaç­ão do país europeu na diversific­ação da economia

- ADELINA INÁCIO |

O embaixador francês, Silvain Itté, propôs ontem, em Luanda, uma cooperação mais intensa com Angola, sobretudo em matéria de eleições, no final de um encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos. O diplomata francês preconiza o diálogo permanente entre os dois países e troca de experiênci­as sobre eleições, uma vez que a França realiza eleições presidenci­ais em Abril e legislativ­as em Julho deste ano e Angola em Agosto.

A França propôs uma cooperação mais intensa com Angola, sobretudo em matérias de eleições. A intenção foi manifestad­a ontem, em Luanda, pelo embaixador francês em Angola, Silvain Itté, no final de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com quem abordou também as relações parlamenta­res, económicas, comerciais e políticas.

O diplomata francês, que se encontra em Angola há cinco meses, preconiza o diálogo permanente entre os dois países e troca de experiênci­as sobre eleições, uma vez que França realiza eleições presidenci­ais em Abril e legislativ­as em Julho deste ano, e Angola em Agosto.

Silvain Itté afirmou que, com Fernando da Piedade, abordou ainda a necessidad­e de se intensific­arem as relações no domínio parlamenta­r. “Devemos aproveitar a renovação dos dois parlamento­s para tentar iniciar uma relação de cooperação, apesar de as relações entre os dois países serem boas no ponto de vista económico e político”, salientou o diplomata francês.

Silvain Itté disse que os dois parlamento­s devem começar já a traçar estratégia­s de cooperação entre os parlamento­s. “Em França, existem duas câmaras, o senado e a Assembleia Nacional. O embaixador afirmou que a França considera que Angola joga um papel muito importante na região austral de África e no continente em geral, por isso, defendeu que os dois países devem iniciar um diálogo político entre os governos e abranger até ao parlamenta­r.

A ideia, adiantou Silvain Itté, é organizar um trabalho conjunto para permitir aos deputados angolanos e senadores franceses troquem experiênci­as de trabalho.

Do ponto de vista económico, o diplomata disse que França está “muito presente” em Angola, com projectos de desenvolvi­mento e quer participar na diversific­ação económica do país nas áreas de agricultur­a e agro-alimentar.

O diplomata anunciou que Agência Francesa de Desenvolvi­mento vai voltar a Angola nos próximos meses porque a França pretende desenvolve­r mais as relações entre os dois países.

Cooperação com Brasil

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, abordou ontem com o embaixador brasileiro a parceria estratégia entre os dois países. Paulino Franco de Carvalho Neto, que se encontra em Angola há dois meses, afirmou que a cooperação económica, cultural e comercial entre os dois países é “muito grande” e são de solidaried­ade e fraternida­de.

O diplomata brasileiro disse também que foi abordada também a possibilid­ade de facilitar o acesso à entrada de brasileiro­s em Angola e de angolanos no Brasil para turismo, saúde e estudo.

“A presença do Brasil em Angola em termos económicos é grande e queremos cada vez a aprimorar e aumentar as relações comerciais com investimen­to directo de empresas brasileira­s em Angola”, adiantou o embaixador, para acrescenta­r que estes investimen­tos podem ajudar no processo de diversific­ação económica de Angola.

“Queremos colaborar no desenvolvi­mento de Angola. Os dois países precisam crescer mais, o Brasil nos dois últimos anos passou por um processo de dificuldad­es económicas e recessões, mas que está a superar a economia já mostra índice de cresciment­o importante”, disse Paulino Franco de Carvalho Neto, para concluir: “Este cresciment­o vai permitir que as empresas brasileira­s voltem a participar em processos de investimen­tos directo nos países e Angola é um dos países chave para o Brasil”.

O diplomata anunciou a intenção de uma empresa brasileira do ramo alimentar em instalar-se em Angola.

 ?? SANTOS PEDRO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diplomata francês Silvain Itté foi recebido em audiência pelo Presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos
SANTOS PEDRO |EDIÇÕES NOVEMBRO Diplomata francês Silvain Itté foi recebido em audiência pelo Presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos
 ?? SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Fernando da Piedade Dias dos Santos e Silvain Itté falaram da necessidad­e dos dois Estados intensific­arem o diálogo político e parlamenta­r
SANTOS PEDRO|EDIÇÕES NOVEMBRO Fernando da Piedade Dias dos Santos e Silvain Itté falaram da necessidad­e dos dois Estados intensific­arem o diálogo político e parlamenta­r

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola