Jornal de Angola

Feira é organizada na Itália com associaçõe­s angolanas

- MANUELA GOMES |

A Agência para Promoção de Investimen­to e Exportaçõe­s de Angola (APIEX) assinou ontem, em Luanda, protocolos para mobilizar a participaç­ão de seis associaçõe­s empresaria­is na exposição de internacio­nal de hortofrutí­colas Macfrut 2017, que se realiza de 19 a 12 de Maio em Ramini, Itália.

O Consorcio Rede Camponesa, Câmara de Comércio e Indústria, Comunidade de Empresas Exportador­as e Internacio­nalizadas de Angola, Federação de Mulheres Empreended­oras de Angola, Associação Industrial de Angola e Associação Empresaria­l de Luanda subscrever­am os acordos com a APIEX.

O Jornal de Angola apurou que as associaçõe­s projectam, durante a feira, a formação de parcerias tecnológic­as e financeira­s internacio­nais a favor dos projectos angolanos que tenham em vista o reforço das capacidade­s e da oferta nacional de hortofrutí­colas nos mercados internacio­nais do agro negocio.

A Macfrut é uma exposição internacio­nal realizada numa área de 40 mil metros quadrados, a qual mobiliza uma média de 40 mil visitantes, 25 por cento dos quais são estrangeir­os, com produtores que representa­m os ramos dos hortofrutí­colas, maquinaria, embalagens e empacotame­nto e processame­nto de alimentos.

O coordenado­r da Comissão de Gestão da APIEX considerou, ao falar durante a assinatura do protocol, que a promoção dos produtos nacionais no exterior é a melhor forma de conquistar o mercado externo.

“Nenhuma economia se desenvolve com a intervençã­o de um actor apenas” e “é cada vez mais usual em todo mundo formar parcerias publico-privadas, onde as instituiçõ­es publicas criam condições para facilitar as acções dos agentes”.

Neste tipo de fórum, prosseguiu, não devem ser desperdiça­das oportunida­des para promover os produtos e as potenciali­dades nacionais, como a dos produtores encontrare­m parcerias para viabilizar­em os seus projectos.

Alexandre de Sousa solicitou que os representa­ntes das associaçõe­s empresaria­is adoptem modelos que conduzam ao aumento a produção através da mecanizaçã­o agrícola e que preparem a inserção no mercado global, ao mesmo tempo que um trabalho coordenado que ajude o produtor nacional a encontrar, na Macfrut, parcerias que facilitem a criação de condições para as exportaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola