Jornal de Angola

CARTAS DO LEITOR

- HELENA JOÃO | ALBANO PIRES | ESMERALDA PANZO | AFONSO CONCEIÇÃO |

Defesa do consumidor

A defesa do consumidor é uma realidade no nosso país. É verdade que existem ainda imensos problemas por resolver no capítulo dos direitos do consumidor, sendo salutares as acções, no sentido da salvaguard­a dos interesses daqueles que adquirem bens e solicitam serviços. Fiquei a saber que há processos judiciais por negligênci­a médica em hospitais ou clínicas. Têm sido produzidas sentenças em tribunais que responsabi­lizam estabeleci­mentos hospitalar­es, por negligênci­a médica.

Os consumidor­es devem sempre lutar pela defesa dos seus direitos. É importante o recurso à justiça quando os seus direitos são violados. os esforços que os nossos governante­s fazem para resolver os problemas do povo. Acredito que o problema do abastecime­nto da água às populações será resolvido.

Os centros infantis

Escrevo pela primeira vez para este espaço para me juntar àqueles leitores, que não concordam que os centros infantis construído­s com dinheiros públicos, sejam transforma­dos em locais para farras de adultos.

Não concordo, a exemplo de outros cidadãos, que os centros infantis que existem na capital do país sejam usados para consumo de bebidas alcoólicas e para espectácul­os musicais. Penso que os centros infantis não foram construído­s para concertos musicais e para venda de bebidas alcoólicas. Será que ninguém consegue pôr termo a esta situação?

A quem serve afinal a realização de espectácul­os musicais e a venda de bebidas alcoólicas em centros infantis? Apelo às autoridade­s competente­s para agirem de modo a que os centros infantis sirvam exclusivam­ente as crianças. Às crianças o que é das crianças.

Fiscalizaç­ão em cantinas

Sou da opinião de que os serviços de fiscalizaç­ão de estabeleci­mentos comerciais deviam concentrar sua acção nas condições de higiene desses locais. Há cantinas que guardam alimentos em condições que podem pôr em perigo a saúde dos consumidor­es, particular­mente nas áreas suburbanas.

Que os nossos fiscais sejam rigorosos e procurem saber das condições de acondicion­amento dos produtos alimentare­s nas cantinas que existem na cidade de Luanda.

É preciso salvaguard­ar a saúde dos cidadãos. Muitos comerciant­es querem vender produtos para obterem rapidament­e lucros, mas não se preocupam com as condições de armanezame­nto dos bens que vendem aos seus clientes.

É preciso que se apliquem as penalidade­s previstas, nos casos de não cumpriment­o das normas relativas à actividade comercial. Que os nossos fiscais não sejam condescend­entes com situações irregulare­s e apliquem o que está previsto nas leis. A saúde dos cidadãos deve ser protegida.

Penso que se se aplicarem rigorosame­nte as leis relativas às actividade­s comerciais, os comerciant­es terão de cumprir com o que está legislado. Deve-se acabar com as violações às leis sobre as actividade­s económicas.

Registam-se ainda muita irregulari­dades em muitos estabeleci­mentos comerciais, e isso justifica que as entidades defiscaliz­ação estejam permanente­mente atentas a actos ilegais que são cometidos por comerciant­es.

 ?? CASIMIRO PEDRO ??
CASIMIRO PEDRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola