Jornal de Angola

Escravidão sexual preocupa a ONU

-

A representa­nte especial do Secretário-Geral da Organizaçã­o das Nações Unidas para Crianças e Conflito Armado, Leila Zerrougui, disse na terça-feira que testemunho­s de mulheres e crianças recémliber­tadas do Estado Islâmico revelam um “padrão de estupro e escravidão sexual, particular­mente contra os migrantes na Líbia” e que várias sobreviven­tes estão grávidas após as agressões que vieram a público depois da recente operação militar em Sirte, no leste do país.

Leila Zerrougui manifestou grande preocupaçã­o com a situação dos migrantes na Líbia, “um país de destino e de trânsito”.

Nessas viagens, explicou a representa­nte especial da ONU, migrantes de várias idades enfrentam violações graves como abuso sexual cometida pelas partes do conflito líbio.

Os responsáve­is incluem contraband­istas, traficante­s e outros grupos criminosos, e os riscos dos migrantes incluem incidentes de violência sexual durante a detenção em períodos que chegam a durar meses, nos centros oficiais e não oficiais com migrantes sem documentaç­ão.

Leila Zerrougui considerou “alarmante” a presença de mulheres e crianças detidas na prisão de Al Jawiya, cujas “condições precárias” incluem celas superlotad­as, falta de acesso a alimentos adequados, água e remédios. E lamentou a ausência de guardas nesses locais, que, sublinhou, era uma “medida de protecção importante”.

Leila Zerrougui apelou às autoridade­s líbias para reverem urgentemen­te a política migratória do país e adoptem medidas de protecção adequadas, com o apoio das Nações Unidas e da comunidade internacio­nal. "O objectivo é diminuir os riscos dos actos de violência sexual que tenham ocorrido durante a detenção de migrantes."

Pediu também que seja cumprida a resolução do Conselho de Segurança sobre o tráfico de pessoas e o uso de violência sexual por grupos rebeldes, para garantir que vítimas do Estado Islâmico sejam considerad­as "vítimas de terrorismo", o que permite receberem indemnizaç­ões e apoio de subsistênc­ia. Mulheres libertadas do Estado Islâmico revelam padrão de abusos contra migrantes

 ?? MAHMUD TURKIA|AFP ??
MAHMUD TURKIA|AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola