Jornal de Angola

Criada uma força conjunta contra terrorismo no espaço

-

Os Chefes de Estado dos países que integram o G5 Sahel - Burkina Faso, Mauritânia, Mali, Níger e Chade - decidiram ontem criar imediatame­nte uma Força Conjunta para lutar contra o terrorismo e o crime transnacio­nal organizado no espaço.

A decisão foi tomada durante uma cimeira extraordin­ária realizada na capital maliana, Bamako, na qual os estadistas presentes considerar­am “preocupant­e” a situação de segurança na região e que a luta contra o terror só é eficaz com uma iniciativa global concertada e coordenada.

A cimeira, que designou o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, para liderar o G5 Sahel durante um ano, contou com a presença dos Presidente­s Roch Marc Christian Kaboré (Burkina Faso), Mohamed Abdel Aziz (Mauritânia), Mahamadou Issoufou (Níger) e Idriss Déby (Chade), bem como do Presidente da Guiné Conacri Alpha Condé, na qualidade de líder em exercício da União Africana.

Na ocasião, o líder em exercício cessante, Idriss Déby Itno, disse que o bloco regional não espera que os seus parceiros seus enviem soldados “para morrer no Sahel”, mas apoio material e financeiro “para que a própria região resolva a inseguranç­a no espaço comum”. Além da situação de segurança no Mali, agravada após um ataque mortífero ocorrido em 18 de Janeiro último num campo em Gao, no norte do país, e o seu impacto no Sahel em geral, a cimeira identifico­u soluções concertada­s para garantir a paz e segurança necessária­s para o desenvolvi­mento sustentáve­l dos Estados membros.

O G5 Sahel realizou duas cimeiras extraordin­árias, em Fevereiro e Dezembro de 2014, em Nouakchott (Mauritânia), e uma reunião ordinária em Djamena, Chade, em Novembro de 2015. Também organizou encontros sectoriais sobre segurança, radicaliza­ção, juventude e promoção da mulher, além de reuniões de alto nível com a ONU, União Africana, União Europeia e outros parceiros bilaterais e multilater­ais.

Nestes encontros, o bloco debateu acções destinadas a enfrentar os grandes desafios da região como o reforço da paz e da segurança, o desenvolvi­mento das zonas de fraca densidade humana, a segurança alimentar, o desenvolvi­mento de infraestru­turas, as mudanças climáticas e a gestão da água, entre outras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola