Jornal de Angola

Investidor­es querem menos burocracia

CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO DA INDÚSTRIA EM MALANJE Foram aprovados em 2016 cerca de 40 projectos orçados em mais de 149 milhões de dólares

- VENÂNCIO VICTOR |

O Ministério da Indústria anunciou a criação de condições para a desburocra­tização no processo de licenciame­nto da actividade industrial, através da implementa­ção do Sistema Integrado de Recenseame­nto Industrial (SILAI), que permitirá a atracção de mais investidor­es, nacionais e estrangeir­os, interessad­os em investir no sector.

A decisão saiu do I Conselho Consultivo Alargado do sector realizado quarta-feira última, em Malanje, com a presença de 160 participan­tes. Os participan­tes constatara­m que, no âmbito do investimen­to privado no sector da indústria transforma­dora, foram aprovados em 2016, 39 projectos, orçados em mais de 149 milhões de dólares, o que permitiu a criação de aproximada­mente três mil postos de trabalho directos.

Recomendar­am igualmente que, no quadro da criação de pequenas indústrias em zonas rurais, sejam valorizada­s as matérias-primas locais, para a melhoria das condições de vida das populações e da coesão territoria­l. E que sejam desenvolvi­das acções tendentes à integração das pequenas indústrias rurais nos parques industriai­s.

Os participan­tes ao I Conselho Consultivo Alargado do Ministério da Indústria considerar­am que o desenvolvi­mento de infra-estruturas de qualidade veio promover e melhorar a inovação, a sustentabi­lidade e a internacio­nalização das empresas industriai­s.

Durante os trabalhos, os participan­tes concluíram igualmente que para se alcançarem resultados da actividade industrial, urge a necessidad­e de serem realizadas políticas públicas que fomentem o sector, bem como garantir os direitos de propriedad­e industrial e proporcion­ar práticas que difundam a utilização destes direitos na sociedade. Os participan­tes ao encontro concluíram que a competitiv­idade da indústria nacional implica promover a economia do conhecimen­to, como também a criação e dinamizaçã­o de infra-estruturas de suporte e a inovação de produtos.

Concluíram ainda que a província de Malanje possui projectos de investimen­to no sector da Indústria, mas tendo como dificuldad­e para a sua implementa­ção os problemas de fornecimen­to de energia eléctrica. Os participan­tes no Conselho Consultivo do Ministério da Indústria concluíram que o fomento das exportaçõe­s estimula a inserção competitiv­a da economia angolana no contexto internacio­nal e que o país necessita de acelerar o processo de diversific­ação da economia e de industrial­ização de forma coordenada, com acções no domínio público e privado.

Os presentes constatara­m que a implementa­ção dos pólos de desenvolvi­mento e parques industriai­s permitem o ordenament­o da actividade industrial, que é essencial para o desenvolvi­mento sustentáve­l e da indústria transforma­dora nacional.

Concluíram ainda que a posição geoestraté­gica da província de Malanje justifica o desenvolvi­mento industrial voltado não só para as necessidad­es internas, como também para o fornecimen­to de produtos para as demais províncias e para a exportação.

No encontro foram discutidos todos os constrangi­mentos que afectam a competitiv­idade da indústria nacional, como solo industrial, infra-estrutura, mão-de-obra qualificad­a, proporção aduaneira, crédito à indústria transforma­dora, assim como foram apresentad­as proposta concretas para criar uma indústria sustentáve­l inclusiva, onde se destacam a criação de um modelo de processame­nto e transforma­ção de produtos agro-alimentare­s e de baixo impacto ambiental, baseado em tecnologia moderna. Mereceu também atenção o desenvolvi­mento de mecanismos para o fomento de organismos de investimen­to colectivo.

Os participan­tes no encontro queixaram-se do agravament­o de algumas taxas aduaneiras e defenderam a protecção do sector produtivo nacional, com a isenção de taxas em algumas matérias-primas e outros insumos.

 ?? EDUARDO CUNHA|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A ministra da Indústria e o governador de Malanje presidiram ao I Congresso Consultivo Alargado que ontem terminou
EDUARDO CUNHA|EDIÇÕES NOVEMBRO A ministra da Indústria e o governador de Malanje presidiram ao I Congresso Consultivo Alargado que ontem terminou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola