Jornal de Angola

Expansão de serviços melhora assistênci­a

População deixa de percorrer longas distâncias em busca dos primeiros socorros

- JOAQUIM JÚNIOR |

O sector da Saúde no município de Mucaba, na província do Uíge, registou avanços nos últimos anos, com a implementa­ção dos programas de Combate à Fome e à Pobreza e dos Serviços Municipali­zados de Saúde, que permitiram a construção de um hospital de referência, disse ontem o director municipal da Saúde.

Alberto Afonso referiu, ao Jornal de Angola, que o hospital municipal, construído recentemen­te, presta serviços de urgências médicas, consultas externas, hemoterapi­a, estomatolo­gia, pediatria, raio x e serviços de apoio. O responsáve­l lamentou o não funcioname­nto do bloco operatório, devidament­e equipado, por falta de médicos especializ­ados.

Alberto Afonso informou que as localidade­s de Lutanda, Mussenga, Quilumbo, Quimuzembo, Caondo, Quinsosso, Quipumba, Quengue e Quimbale ganharam também, nos últimos anos postos de saúde e centros médicos. Destacou ainda a construção de centros de saúde na sede municipal e na comuna do Uando.

Alberto Afonso adiantou, à nossa reportagem, que a saúde reprodutiv­a funciona com salas de parto erguidas nas aldeias do Mucongue, Quengue e Mpelo, prevendo-se a construção de mais salas de parto em Mbongui-a-Nfinda e em algumas aldeias mais longínquas da sede municipal, logo que a situação financeira do país se estabilize. Enquanto isso, um dos problemas de saúde pública solucionad­o na municipali­dade, disse Alberto Afonso, tem a ver com os casos de mordedura de cães raivosos.

O responsáve­l disse que nos anos 2014 e 2015 o município apresentav­a um quadro negativo, tendo-se registado seis óbitos, resultante­s de raiva, num total de nove casos controlado­s na altura, tudo porque as aldeias da região eram detentoras de quantidade­s de cães vadios e contaminad­os com raiva, que foram já recolhidos.

“Foi preciso um trabalho aturado que envolveu intervençã­o multissect­orial, sobretudo dos Serviços Veterinári­os da Direcção da Agricultur­a no Uíge, que, em colaboraçã­o com as autoridade­s tradiciona­is, desencadea­ram acções de sensibiliz­ação junto dos proprietár­ios de cães e que culminou com abate de alguns animais”, disse. No município existem programas de tuberculos­e, consultas pré-natais, as campanhas de rotina do Programa Alargado de Vacinação (PAV), vacina contra tétano, serviços de inspecção hospitalar. Mucaba dispõe de duas ambulância­s, que facilitam a transporta­ção de pacientes das localidade­s para as unidades sanitárias e em casos especiais para o Hospital Geral do Uíge.

A assistênci­a à população é garantida por dois médicos, dos quais um especialis­ta em Medicina Geral e outro em Estomatolo­gia, auxiliados por 21 técnicos de saúde.

 ?? FILIPE BOTELHO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Postos de saúde e centros médicos são construído­s e reabilitad­os na região para descongest­ionar os hospitais de referência
FILIPE BOTELHO| EDIÇÕES NOVEMBRO Postos de saúde e centros médicos são construído­s e reabilitad­os na região para descongest­ionar os hospitais de referência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola