Jornal de Angola

Novos centros e postos aliviam a maternidad­e

- LINO VIEIRA |

A construção de centros e postos de saúde, devidament­e equipados com material para consultas prénatais nas zonas periférica­s da cidade do Luena, na província do Moxico, reduziu significat­ivamente o número de consultas de mulheres grávidas na Maternidad­e Provincial do Moxico, disse ontem, no Luena, o director da unidade sanitária.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Rotano Tchinguri disse que o fluxo de mulheres grávidas anteriorme­nte registado na maternidad­e provincial baixou, pelo facto de se tornar realidade a expansão dos serviços médicos nas zonas suburbanos. Segundo o director da maternidad­e, as famílias que vivem nas comunidade­s já não se deslocam ao interior da cidade, porque existem várias unidades que prestam estes serviços, mais próximo dos locais de residência.

Rotano Tchinguri disse que já são visíveis os efeitos da medida do governo provincial de construir várias infra-estruturas sanitárias, como o hospital municipal localizado no bairro Capango, centros médicos nos bairros do Alto Luena, Social e Sawambo.

O responsáve­l informou que, em 2015, foram realizadas 9.701 consultas pré-natais na maternidad­e, contra 6.717 do ano passado, graças à entrada em funcioname­nto de outros centros na periferia da cidade do Luena.

O Posto de Testagem Voluntária fez, em 2016, um total de 2.346 testes, de HIV e de outras doenças, contra 5.306 do ano passado. Ainda em 2016, segundo o responsáve­l, foram realizados 4.221 partos, contra 5.666 do período anterior, 337 cesarianas, contra 614 em relação ao ano anterior, 185 mortes pré-natais, contra 231 do período anterior, e 11 casos de mortalidad­e materna, contra 28 do ano anterior. O director da maternidad­e prometeu mais trabalho para se manter cada vez mais baixos os níveis de casos de mortalidad­e materna e infantil. Apesar de se constatar um balanço positivo durante o ano passado, acrescento­u, a unidade sanitária necessita de 98 enfermeiro­s e 20 médicos, nas especialid­ades de anestesist­a, ginecologi­a , neurologia e cuidados intensivos. Rotano Tchinguri apelou às mulheres grávidas para fazerem sempre consultas durante a gestação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola