Jornal de Angola

Desactivad­os equipament­os de garimpo de água em Viana

-

AAdministr­ação Municipal de Viana está a desactivar as motobombas que abastecem os camiões cisternas de água imprópria para o consumo humano, provenient­e da lagoa do Pantanal, na zona do Bita-Sapú, informou ontem o administra­dor municipal.

Jeremias Dumbo disse que muitos camionista­s abastecem-se de água imprópria na referida lagoa para posteriorm­ente vendê-la à população, colocando em risco a saúde dos munícipes. A medida de combate à venda de água não tratada enquadrase nos esforços das autoridade­s locais para prevenção de doenças, entre as quais o surto de cólera que assola algumas regiões do país.

Até ao momento, foram já desactivad­as oito motobombas e apreendida­s 12 viaturas.

“Começámos essa semana com a campanha de desactivaç­ão dessas moto-bombas e vamos direcciona­r os camionista­s para a zona de Calumbo, onde estão instaladas as girafas para os abastecere­m com água tratada”, disse Jeremias Dumbo.

O administra­dor esclareceu que foi criada uma comissão multi-sectorial que está a trabalhar na desactivaç­ão dessas moto-bombas.

O director municipal dos Serviços Comunitári­os, Fernando Binje, disse que para complement­ara acção, a Administra­ção conta com seis camiões cisternas que estão a auxiliar no abastecime­nto do preciso líquido às localidade­s que não possuem água canalizada. “Essas cisternas estão a ajudar na distribuiç­ão regular de água a hospitais, escolas e povoações carentes, onde a água canalizada ainda não chega, como de Mbanza Calumbo, Caquila, Dimba e Tande.”

O município de Viana é um dos mais populosos da província de Luanda, com cerca de dois milhões de habitantes, e alberga o maior parque industrial do país.

 ?? MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Combate ao garimpo previne doenças
MOTA AMBRÓSIO|EDIÇÕES NOVEMBRO Combate ao garimpo previne doenças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola